segunda-feira, 26 de abril de 2010

Manifestação defende Aquífero Guarani


Aproximadamente 2,5 mil pessoas participaram, na sexta-feira 16, de uma caminhada em Sant’Ana do Livramento em defesa do Aquífero Guarani. A organização do protesto foi do 23º Núcleo do CPERS/Sindicato e da Associação de Moradores Subida da Serra/Santa Rita.

Durante a manifestação, as entidades entregaram um documento ao prefeito Wainer Viana Machado (PSB). As entidades querem que o chefe do Executivo municipal revise seu pensamento em relação à questão ambiental no município. O documento ressalta que não cabe ao poder público degradar o meio ambiente.
Jantar comemorativo – Na próxima sexta-feira, dia 23, educadores da região de Livramento, organizados pelo 23º Núcleo do CPERS/Sindicato, promovem um jantar alusivo aos 65 anos de lutas e conquistas do sindicato. A confraternização será no Galeto Itália, a partir das 20h30.

Veja, abaixo, o ofício entregue ao prefeito de Sant’Ana do Livramento:

Sant’Ana do Livramento, 16 de abril de 2010.
Exmo. Sr.: Prefeito Municipal
Prof.: Wainer Viana Machado
Nesta Cidade

A 1ª Marcha em Defesa do Aquífero Guarani, organizada pela Associação de Moradores da Subida da Serra/Santa Rita e 23º Núcleo do CPERS/Sindicato, reintera a importância do Aqüífero Guarani para a qualidade de vida de brasileiros, uruguaios, paraguaios e argentinos e do qual os santanenses se orgulham e estão ligados desde o surgimento de Santa’Ana do Livramento.

O Poder Público tem a obrigação de zelar pelo meio ambiente ecologicamente equilibrado, nunca contribuir para a sua degradação. Esta Marcha vem manifestar absoluta contrariedade com a decisão de Vosso Governo em construir uma Área de Transbordo do Lixo, na localidade Subida da Serra, como solução para o problema dos resíduos sólidos urbanos de nossa cidade.

A possibilidade de instalação de uma Área de Transbordo do Lixo em uma região onde existem nascentes de água e áreas de contribuição do Aqüífero Guarani, já do conhecimento das autoridades dos países abrangidos por este aquífero, se constitui em mais uma fonte de poluição que irá por em risco a qualidade da água, que foi denominada pela sua Administração como “a melhor água do mundo”.

A urgência em resolver a difícil situação vivida pelos moradores do Rincão da Bolsa também é preocupação nossa. Deve a Administração, encontrar uma solução responsável que não venha comprometer a qualidade de vida dos santanenses. A solução apontada por Vossa Excelência atingirá primeiramente os moradores da Subida da Serra e depois toda população.

Assim, solicitamos o encaminhamento de outra solução para o grave problema dos resíduos sólidos urbanos de nossa cidade, que não seja a construção de uma Área de Transbordo na região da Subida da Serra. A solução deve ser duradoura, que não coloque em risco a qualidade de vida das presentes e futuras gerações de santanenses. Para este novo encaminhamento esperamos que todos os seguimentos sociais sejam ouvidos e participem da construção do equacionamento mais definitivo desse problema.

Em anexo, entregamos mais de duas mil assinaturas contrarias a solução proposta por Vossa Excelência.

Dilmar Gonçalves
Pres. Assoc. dos Moradores Subida da Serra / Santa Rita.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
*****************************************
FONTE : CEA - Centro de Estudos Ambientais

Nenhum comentário: