Powered By Blogger

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Energia, Mudanças Climáticas, Política Ambiental, Povos Indígenas, Queimadas, Quilombolas, Transgênicos, UCs
Ano 15
02/02/2016


 

Mudanças Climáticas

 
  O calor que quebra constantemente recordes históricos tende a piorar até o fim da década. A previsão é do Met Office, o instituto de meteorologia do Reino Unido. De acordo com os cálculos, a temperatura global entre 2016 e 2020 deve ficar até 0,77 grau Celsius acima da média registrada entre 1981 e 2010. Para efeito de comparação, o ano de 2015, o mais quente já registrado, terminou com um índice de 0,44 grau Celsius superior ao visto naquele período. Com o boletim, o Met Office ressalta que o aquecimento global ocorrerá em uma velocidade superior à prevista no último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC), divulgado em 2014 - O Globo, 2/2, Sociedade, p.23.
   
 

Água

 
  Motel, restaurante, lava-rápido, posto de combustível, prédio residencial, galeria comercial e até centros lojistas no centro da capital, estão na lista de imóveis flagrados furtando água em 2015. Balanço da Sabesp aponta que, no segundo ano da crise hídrica, 19,2 mil fraudes, como manipulação de hidrômetros e ligação clandestina, foram identificadas, média de 52 casos por dia. O número é 24% maior do que o registrado em 2014. Calcula-se que 3,7 bilhões de litros de água potável tenham sido desviados entre janeiro e dezembro do ano passado só na Grande São Paulo e na região de Bragança Paulista, onde ficam as represas do Sistema Cantareira - OESP, 2/2, Metrópole, p.A14.
   
 

Transgênicos

 
  "Pernilongo transgênico vira sucesso contra a dengue. A inusitada notícia vem de Piracicaba (SP). Seriam os ecologistas radicais, aqueles que se opõem tenazmente à engenharia genética, contrários ao controle da dengue por meio dos insetos transgênicos? Provavelmente permanecerão em silêncio, quiçá estupefatos, talvez meio confusos ao verificarem que os organismos transgênicos, que tanto combatem, podem servir ao bem-estar da humanidade. Não pela primeira vez. Os entendidos sabem que as insulinas produzidas por bactérias geneticamente modificadas auxiliam no combate à doença da diabetes há pelo menos 40 anos. E jamais reclamaram dessa maravilha da medicina. Que os transmosquitos nos ajudem a combater não apenas a dengue, mas também o pensamento retrógrado", artigo de Xico Graziano - OESP, 2/2, Espaço Aberto, p.A2.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: