Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Tende piedade!

James Pizarro
por James Pizarro em 11/02/2016

Estou orando, neste início de Quaresma, por todos aqueles que perderam a vida nos quatro dias de Carnaval. Estou cheio de misericórdia pelos que morreram assassinados. Pelos mortos de overdose. De embolia pulmonar por ingestão de ecstasy. Atropelados e deixados sem socorro em pleno asfalto. Esmagados entre as ferragens de seus carros. Trucidados pelas gangs por motivos banais.
Estou cheio de misericórdia pelos que usaram crack pela primeira vez e se tornaram escravos para sempre. Pelas meninas adolescentes que ficaram grávidas. Pelos que ficaram aidéticos. Pelos sofridos colos de útero que contraíram HPV. Pela taquicardia dos que consumiram álcool com energéticos. Pelos que se contaminaram por hepatite C pelas agulhas compartilhadas. Pela exaustão dos plantonistas médicos e paramédicos que - perplexos - atenderam estas tragédias humanas.
Tende piedade de todos, Senhor! Não esqueceis dos taxistas assaltados. Dos garçons esquálidos que ficaram sem gorjetas. Dos policiais incompreendidos que agiram obrigatoriamente com violência. Das cozinheiras insones que deixaram família para preparar lanches para bêbados gritões. Dos caixas que se enganaram no troco e terão descontos em seus salários. Das costureiras e modistas que não receberam pelas fantasias que bordaram.
Tende piedade daqueles que se travestiram de marquês,conde, princesa, rei, rainha e outros títulos e que, na Quarta-feira de Cinzas, voltaram a ser domésticas, pedreiros, lixeiros, lavadeiras, babás, desempregados.
Tende piedade por todos que, agora, terão de enfrentar a vida real.
A inflação disparada.
Os postos de saúde com médicos em pequeno número.
A lista de livros dos filhos.
A falta de creches.
As mentiras dos políticos na TV.
As violências das novelas globais.
O mundo do faz-de-conta do BBB16.
Tende piedade de mim, que gostaria de ter sido otimista hoje. Mas não consegui.
Amém.
James Pizarro

James Pizarro

Professor aposentado da UFSM e ambientalista

Nenhum comentário: