Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Para: jamespizarro@hotmail.com


Os cientistas estão assustados. A Bélgica reativou duas usinas nucleares antigas, que podem causar um novo desastre como o de Chernobyl bem no coração da Europa! Mas quase 900 mil membros da Avaaz europeus já ajudaram a vencer uma parte da campanha exigindo inspeções internacionais às usinas. Agora, se tornarmos esta uma campanha de escala global por energia segura, podemos garantir que as usinas serão fechadas até que uma avaliação completa seja realizada. Assine e compartilhe no Facebook, Twitter, email… em todos os lugares, antes que seja tarde demais:

Assine agora

Querido amigo :

Os cientistas estão assustados. A Bélgica reativou duas antigas usinas nucleares, apesar de uma delas ter mais de 16 mil rachaduras e o reator nuclear de outra ter sofrido uma pequena explosão no ano passado. É uma ameaça como a de Chernobyl bem no coração da Europa!

Na semana passada, quase 900 mil membros da Avaaz europeus venceram uma campanha pedindo inspeções internacionais às usinas e colocaram o assunto em toda a imprensa. Agora, se nos unirmos a eles, podemos forçar um órgão ambiental da ONU a se envolver para tomar medidas rápidas e fechar as usinas até que seja feita uma avaliação completa da situação.

A Bélgica está tendo dificuldades para lidar com a situação. Se fizermos o maior apelo global já visto por energia segura, podemos abrir um precedente na Europa e começar a fechar dezenas de outras usinas nucleares em situação precária ao redor do mundo. Vamos juntar dois milhões de assinaturas para isso! Assine e compartilhe via Facebook, Twitter, email… em todas as redes antes que seja tarde demais:

https://secure.avaaz.org/po/belgian_nuclear_shutdown_gl_loc/?bUqBsdb&v=72969&cl=9504861734

Estamos entrando em uma nova era de risco nuclear. Os 25 reatores mais antigos da Europa estão próximos, ou já passaram, de 35 anos de operação. E isso não é apenas na Europa: usinas nucleares nos EUA, Japão, Índia e Rússia estão na mesma situação.

As falhas e acidentes aumentam na medida em que as usinas envelhecem: foram encontrados altos níveis de radiação em lençóis freáticos próximos a uma usina nuclear há apenas 40 km da cidade de Nova York. Há relatos de um aumento de 50% em falhas inesperadas entre 2000 e 2006 nas usinas ao redor do mundo.

A Bélgica está se tornando um símbolo mundial do perigo imposto pelas usinas nucleares antigas: em 2014, quebrou recordes em problemas inesperados nos reatores, como vazamentos e rachaduras. Em 2015, houve uma explosão em um dos reatores! Peritos dizem que por que as rachaduras estão em "algumas das partes mais vulneráveis" da usina, "se a pressão do reator falhar, podemos ter um desastre como Chernobyl ou um acidente como houve em Fukushima".

Mas temos uma baita chance de desativar essa bomba-relógio na Europa: uma Convenção da ONU para prevenir danos ambientais obriga países responsáveis por projetos que podem impactar seus vizinhos a notificar e consultar todos os governos afetados e partes interessadas. Com pressão da Alemanha e dos países da região, um pedido da ONU pode forçar a Bélgica a desativar estas usinas nucleares.

Um acidente na Bélgica pode espalhar radiação para além da fronteira e causar uma catástrofe impensável. Europeus e não-europeus ao redor do mundo não têm que viver com medo de que um desastre aconteça a qualquer momento. Clique para adicionar seu nome e divulgue para todos:

https://secure.avaaz.org/po/belgian_nuclear_shutdown_gl_loc/?bUqBsdb&v=72969&cl=9504861734

A Avaaz atuou firmemente para que o mundo chegasse a um acordo nas negociações climáticas de Paris para salvar nosso planeta dos efeitos devastadores dos combustíveis fósseis. Agora vamos garantir que não colocaremos nosso planeta em risco por causa de usinas nucleares desastrosas que estão caindo aos pedaços.

Com esperança por um mundo melhor,

Luca, Luis, Alaphia, Ana, Marigona, Emma, Alice, Spyro e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:

Falha paralisa reator nuclear mais antigo da Bélgica (Exame)
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/falha-paralisa-reator-nuclear-mais-antigo-da-belgica
Velhas usinas nucleares na Bélgica preocupam vizinhos (em inglês) (BBC)http://www.bbc.com/news/world-europe-35469932
Antigos reatores nucleares europeus precisam passar por uma avaliação ambiental (em inglês) (Greenpeace)http://www.greenpeace.org/international/en/news/Blogs/nuclear-reaction/europes-ageing-nuclear-reactors-must-have-an-/blog/49545/
As perdas de energia não planejadas devido a paralisações, interrupções etc. (em inglês) (IAEA) https://www.iaea.org/PRIS/WorldStatistics/ThreeYrsUnplannedCapabilityLossFactor.aspx

Nenhum comentário: