Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Brasil e Alemanha ampliam debate sobre ODS


ODSAberta ao público, conferência sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável será realizada em Brasília no dia 24 de fevereiro.
Por Letícia Verdi, do MMA –
Interessados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em governança global têm uma ótima oportunidade para ampliar seu conhecimento sobre o tema. Na próxima quarta-feira (24/02), acontece em Brasília a Conferência sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no contexto do programa de gestão em governança global, em inglês Managing Global Governance (MGG), promovido pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e implementado pelo Instituto Alemão de Desenvolvimento (DIE).
O evento é uma realização do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o DIE. Podem participar interessados em geral, além de ex-alunos do programa MGG. O objetivo é trocar experiências sobre a implementação dos ODS no Brasil. Serão debatidos assuntos como erradicação da pobreza e redução da desigualdade no Brasil; promoção da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável; e o que a experiência brasileira nos ensina.
Os 17 objetivos e 169 metas para o desenvolvimento sustentável foram acordados em setembro de 2015 pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), para serem cumpridos até 2030. Têm abrangência mundial e buscam refletir todas as grandes problemáticas sociais, como a erradicação da pobreza e da fome, a promoção da educação de qualidade, o saneamento básico e a energia acessível e limpa. Os ODS substituem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O programa MGG é um curso de formação avançada que reúne jovens profissionais de diferentes países. Sua finalidade é apoiar o desenvolvimento de futuros líderes, a partir do diálogo e colaboração sobre os desafios da governança global. Segundo a analista ambiental da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, Camila Oliveira, que participou da 11ª edição em Bonn (Alemanha) em 2013, o curso proporciona um aprendizado técnico, além de práticas de gestão e negociação, em um ambiente multicultural. “Aprendemos a lidar com problemas globais e a buscar soluções comuns para contextos diferentes”, conta.
SERVIÇO
Conferência sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Onde: Ministério do Meio Ambiente – SEPN 505, Bloco B, W3 Norte, auditório do subsolo, Brasília (DF).
Quando: Dia 24 de fevereiro, das 10h30 às 17h.
Entrada franca.
Clique aqui para saber mais sobre os ODS
* Edição: Alethea Muniz.
** Publicado originalmente no site Ministério do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: