jovens Jovens brasileiros participam da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Lima
Os brasileiros vão atuar em conjunto com outros 20 adolescentes e jovens do Peru,  Argentina, Colômbia, Itália, Grécia e Sri Lanka.

Uma delegação de 20 adolescentes e jovens brasileiros vai marcar presença na 20ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP20), que acontece de 1 a 12 de dezembro de 2014 em Lima, no Peru. Por meio de produção e divulgação de textos, fotos, vídeos, intervenções urbanas, eles vão participar da cobertura educomunicativa promovida pela Agência Jovem de Notícias, projeto encabeçado pela ONG Viração Educomunicação. Já a ONG liderada por jovens, Engajamundo, foca sua participação no trabalho de incidência política e advocacy, com o objetivo de influenciar o posicionamento do Brasil e resultados mais ambiciosos para a conferência.
De carácter internacional e em sua quarta edição, o projeto conta com a parceria da Fundação Friedrich Ebert, Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores, Rede Mas Vos, Engajamundo, Coletivo Clímax Brasil, Fundación TierraVida,  Província Autônoma de Trento, Associazione Jangada, Universidade de Trento e Centro Europeu Jean Monnet.
Os brasileiros vão atuar em conjunto com outros 20 adolescentes e jovens do Peru,  Argentina, Colômbia, Itália, Grécia e Sri Lanka.
A delegação jovem do Brasil na COP20 também terá o objetivo de incidir na YOUNGO, que é o grupo oficial de jovens dentro da Convenção Quadro de Mudanças Climáticas da ONU, que tradicionalmente não tem representação forte dos países da América Latina e África.
O evento de Lima traz em si um desafio de extrema importância para o mundo: aprovar o rascunho de um novo Acordo Climático Global vinculante – a ser aprovado na COP de Paris, em 2015 -, que redefina os compromissos dos Estados e da comunidade internacional, para reduzir os gases de efeito estufa e implementar políticas de adaptação e mitigação para enfrentar o maior problema global que a humanidade enfrenta: a mudança climática.
Além das delegações oficiais, a COP20 também conta com a participação de representantes de movimentos sociais e organizações não governamentais – ONGs que assumem o papel de pressionarem as tomadas de decisões e garantir que os tratados contemplem as expectativas das pessoas. A Conferência também contará com uma série de eventos paralelos de apresentação de relatórios e pesquisas e de discussão dos mais variados temas que envolvem as Mudanças Climáticas, como agricultura, mobilidade, cidades sustentáveis entre outros.
Pela primeira vez na história das COPs, a sociedade civil está organizando um mega evento paralelo, a Cúpula dos Povos contra a Mudança Climática, que acontece de 8 a 11 de dezembro em um importante parque da capital peruana.
Movimentos e organizações sociais e ambientalistas do Peru e diversos países vão promover atividades autogestionadas, conferências e apresentação de propostas para um modelo de vida que “vá além da ‘economia verde’, que, baseada na lógica capitalista, precifica a Natureza e a mercantiliza com o disfarce de responsabilidade social e ambiental”, diz o comunicado da Comissão Política  Organizadora da Cúpula dos Povos contra a Mudança Climática.
Antes mesmo da COP começar, os jovens já terão uma integração durante a COY10, Conferência da Juventude preparatória para a COP20, organizada pela YOUNGO de 28 a 30 de novembro. Nesse encontro os representantes da Agência Jovem de Notícias vão se unir a outros adolescentes e jovens comunicadores de todo o mundo para juntos planejarem uma cobertura colaborativa e integrada.
Para acompanhar a cobertura jovem da COP20 acesse:  www.agenciajovem.org e www.redmasvos.org. Os conteúdos serão produzidos em português, espanhol, italiano e inglês.
(Agência Jovem de Notícias)