Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Curiosidades e notícias sobre os bichos e plantas de todo o mundo

Lobo-guará dá uma canja para a câmera
((o))eco - 07/10/14

O lobo-guará que passeia neste filme foi flagrado por uma armadilha fotográfica dentro da Reserva Natural Serra do Tombador, localizada em Cavalcante (GO).
Este animal é o maior canídeo nativo da América do Sul: mede até 1m de altura; 1,20 a 1,30m de comprimento do corpo e seu peso pode chegar de 20 e 23 kg. Sua inconfundível pelagem vermelho-dourada, seus membros alongados e caminhar peculiar, podem ser avistados nas áreas de vegetação aberta (campos, cerrados e florestas de cerrado) ao longo de toda a América do Sul Central, desde o nordeste do Brasil até o norte do Uruguai.
Espécie onívora, sua dieta inclui grandes porções de frutas como a "fruta-do-lobo" (Solanum lycocarpum) – para as quais o lobo-guará é o principal dispersor de sementes –, além de pequenos mamíferos, aves, insetos e répteis.
"O fato de visualizarmos essa espécie, que é topo de cadeia alimentar, é resultado do trabalho de conservação que realizamos no local", diz Marion Letícia, coordenadora de áreas protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que administra a reserva.




Nenhum comentário: