Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Japão planeja despejar no Pacífico 560 toneladas de água de Fukushima

Publicado . em Energia
Foto: Flickr.com/raneko /cc-by
A Tokyo Electric Power (Tepco) irá realizar nesta manhã uma descarga controlada de quase 560 toneladas de água subterrânea proveniente da usina nuclear de Fukushima 1, despejando-as no oceano Pacífico, segundo relata o serviço de imprensa da empresa de energia japonesa.
De acordo com a Tepco, o nível de radiação na água subterrânea a evacuar não excede os valores normais, o que permite vazá-la sem danos no meio ambiente.
O próximo passo planejado pela Tepco é evacuar mais 790 toneladas de água extraída também do subsolo da estação avariada, mas a empresa ainda não especificou a data de realização desta operação.

Sistema de tratamento de água radioativa sofre nova falha
O funcionamento do Sistema Avançado de Processamento de Líquidos (ALPS, na sigla em inglês) foi suspenso esta terça-feira na usina nuclear japonesa Fukushima 1 por causa de um novo enguiço, conforme relata o canal de televisão NHK.
É de lembrar que o funcionamento do sistema havia de ser parado também em março, devido ao vazamento num dos tanques para armazenamento da água reciclada. Pouco antes desse incidente, o sistema tinha sido desligado em consequência de uma queda acentuada na qualidade de purificação da água: substâncias radioativas se acumulavam nas tuberias e tanques destinados a armazenar água pura.
Além disso, uma má qualidade da água radioativa reciclada foi registrada em abril. Na altura, o problema deveu-se à desintegração de um filtro, e foi resolvido.
O sistema ALPS foi desenvolvido para tratamento de água, desativando os elementos radioativos de 62 tipos, exceto trítio. Uma vez purificada, a água é reutilizada para o resfriamento de reatores, enquanto os excedentes são armazenados em tanques.

Fonte: Voz da Rússia.

Nenhum comentário: