tigre ONU adota programa global para combater crimes contra a fauna e a flora
Filhotes de tigre em Mysore, na Índia. Foto: ONU/John Isaac

Em resposta ao agravamento do tráfico ilícito da fauna e flora, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) adotou o “Programa Global para Combater Crimes contra a Vida Selvagem e as Florestas“. O Programa, lançado nessa quarta-feira (21) será implementado ao longo dos próximos quatro anos, e é um passo importante para a construção da capacidade dos governos para prevenir e combater este crime nos níveis regional, nacional e local.
O UNODC compreende que a resposta a este tipo de ameaças já não é puramente uma questão de conservação e vê a necessidade urgente de enfrentar o crime organizado, que está levando a um crescimento sem precedentes do comércio cruel e ilegal nesta área. Para a agência da ONU, crimes contra animais selvagens e florestas são uma forma particularmente devastadora do crime organizado: o número de tigres no mundo, por exemplo, caiu de 100 mil há um século para aproximadamente 3.000 hoje, sendo que atualmente 110 tigres são mortos a cada ano.
Com a capacidade e a ajuda do UNODC, o programa global apoiará uma série de áreas através da construção de uma legislação para lutar contra estes crimes, reforçando as capacidades investigativas, de promotoria e judiciais, e combatendo a questões relacionadas à lavagem de dinheiro e à corrupção. Também apoiará os Países-membros em seus esforços para criar meios de subsistência para as comunidades afetadas com a proibição deste comércio.
“O surgimento deste programa mostra o quanto esta questão crítica veio à tona nos últimos anos”, comentou o diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov. “Ao trabalhar de forma coordenada e global conseguiremos complementar as iniciativas já existentes por parte dos nossos parceiros, e estou confiante de que podemos ajudar a contribuir com mudanças reais”.
* Publicado originalmente no site ONU Brasil.
(ONU Brasil)