mudas ecod Uma árvore plantada para cada bebê nascido?
O plantio começou na quarta-feira, 29 de janeiro, com nove mudas. Foto: Reprodução/TV Integração

Imagine só se uma árvore fosse plantada à medida que cada bebê viesse ao mundo? Pois é justamente isso que será realizado a partir de 2014 em Senhora dos Remédios, cidade mineira com um pouco mais de 10 mil habitantes.
Para as meninas, ipês rosas. Para os meninos, amarelos. Mas, para o primeiro bebê do ano, Beatriz Alves Melo, foi reservada uma cor em especial: a branca. O plantio começou na quarta-feira, 29 de janeiro, com nove mudas. O objetivo do projeto é conscientizar sobre o meio ambiente.
A muda de ipê branco foi plantada ao lado de uma unidade de saúde pelo avô de Beatriz. Apesar de ser distante da casa da família, a mãe, Naiara Rodrigues Alves, prometeu escolher um dia da semana para cuidar da árvore.
A entrada da cidade foi selecionada para receber o restante das mudas. Com a terra já preparada, pais e familiares plantaram os ipês e colocaram placas com os nomes das crianças. “É uma sensação muito boa saber que estamos ajudando o meio ambiente e que essa nova geração já virá com essa conscientização ambiental”, destacou o lavrador Israel Fajardo Neves ao G1.
Futuro de cores
A dona de casa Michelly Pereira Neves enxerga além. “Espero cuidar do bebê para ele ir proteger o ipê. E assim passar para os filhos e netos deles também”, enfatizou.
Por enquanto, o único destaque da chegada da cidade é uma palmeira, mas no futuro os ipês irão colorir o caminho que leva ao município. “O projeto envolve a sociedade e faz com que, daqui há dez anos, ela seja melhor. Nós precisamos florir nossa cidade”, afirmou a secretária de Saúde, Marcilene Dornelas.
É claro que em uma cidade pequena, como Senhora dos Remédios, fica mais simples implantar iniciativas como esta. Mas bem que ações semelhantes poderiam ser incentivadas em outros municípios do Brasil, não é mesmo?
* Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD)