Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

SOBREVÔO NO LITORAL DE SC : mais de 100 baleias avistadas

No segundo dia da necropsia feita na baleia-franca sacrificada terça-feira na Praia de Itapirubá, em Laguna, um sobrevoo de observação realizado entre Xangrilá (RS) e Florianópolis registrou 102 mamíferos adultos e filhotes, 30 a mais do que a contagem feita na mesma época em 2009.

A observação foi realizada por biólogos do Projeto Baleia Franca (PBF) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e ajuda no censo e catalogação da espécie. Nos cinco meses da temporada de observação em Santa Catarina, a contagem feita em setembro é considerada a mais importante para o monitoramento da espécie.

– É o mês em que temos o pico de avistagens de baleias, porque tanto os animais que chegaram em julho quanto as que vieram um pouco mais tarde estão em nosso litoral. A partir de outubro, elas começam sua viagem de volta ao Polo Sul, onde ficam as áreas de alimentação – explica a diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch.

Uma das novidades no sobrevoo feito ontem foi a maior concentração de baleias em uma área diferente do habitual. Geralmente esses mamíferos são vistos com mais facilidade nas praias de Imbituba e Garopaba, mas desta vez o movimento maior estava mais ao Sul, com 38 cetáceos nadando nas praias do Camacho, em Jaguaruna, e da Galheta, Ipuã e Mar Grosso, em Laguna.

Hoje, deve ser concluída a necropsia da baleia-franca que ficou uma semana encalhada e foi sacrificada terça-feira. A carcaça será enterrada até o final da tarde próximo do local onde integrantes do Departamento de Zoologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, executam o procedimento que tem por objetivo principal descobrir qual doença o mamífero tinha. Os pesquisadores acreditam que essa tenha sido a causa do encalhe fatal.
********************************
FONTE : jorn. MARCELO BECKER (Imbituba), Diário Catarinense de 16/set/2010.

3 comentários:

Nicolas Oberst Kadgien disse...

ee buenisimo!!!!!!!!!!!!
que bueno seria poder ir en ese helicoptero!!!!!!!! pa fotografar!!!!!!
mucha suerte
nicolas

Nicolas Oberst Kadgien disse...

ee buenisimo
que bueno seria poder volar para fotografar as baleias y el paisagem!!!
muchas suerte
nicolas

Nicolas Oberst Kadgien disse...

ee buenisimo
que bueno seria poder volar para fotografar as baleias y el paisagem!!!
muchas suerte
nicolas