Powered By Blogger

domingo, 5 de setembro de 2010

Poço que causou a maior maré negra da história dos EUA não é mais uma "ameaça"

Novo bloco obturador foi instalado sobre o poço.
O poço de petróleo explorado pela companhia BP no Golfo do México, que causou a maior maré negra da história dos Estados Unidos, "não representa mais uma ameaça", informou neste sábado uma autoridade americana.

— Estou muito feliz em anunciar que, graças ao novo bloco obturador instalado sobre o poço, graças ao cimento que foi colocado, o poço não representa mais uma ameaça para o Golfo do México — declarou o almirante Thad Allen, que supervisiona as operações de combate à maré negra para o governo americano.

Na sexta-feira, a BP havia retirado do poço avariado o bloco obturador defeituoso, um dispositivo do tamanho de uma casa, que não permitia conter o vazamento de cerca de 4,9 milhões de barris de petróleo bruto. Um bloco obturador novo foi instalado depois no lugar.

— Eliminamos a ameaça de que um novo vazamento pudesse ocorrer — acrescentou Allen.

A maré negra foi desencadeada após a explosão e o naufrágio da plataforma Deepwater Horizon, explorada pela gigante petroleira britânica, no final de abril.

O bloco obturador, ou válvula de segurança, é uma peça crucial para a investigação sobre as causas da catástrofe. A investigação deve determinar por que a válvula não funcionou corretamente.
*********************************
FONTE : Diário Catarinense, edição 4/setembro/2010

Nenhum comentário: