Powered By Blogger

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bioenergia define projetos de pesquisa

Agência FAPESP – A FAPESP e a empresa ETH Bioenergia anunciaram nesta quinta-feira (20/09) o resultado da chamada de propostas de pesquisas publicada em 26 de setembro de 2011 no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. A empresa, que faz parte da Organização Odebrecht, atua na produção de etanol, açúcar e energia a partir da biomassa de cana-de-açúcar. No total foram recebidas 29 propostas de pesquisa, das quais 11 foram selecionadas por um comitê gestor composto por representantes da ETH e da FAPESP.
O aporte financeiro para viabilizar os projetos aprovados neste primeiro edital será de R$ 10 milhões, sendo que cada parte participará com 50% dos recursos. Este investimento será realizado ao longo de 60 meses, dependendo do projeto. Ao todo, o acordo de cooperação prevê recursos de até R$ 20 milhões, que incluirão outras chamadas de pesquisas ao longo desse período. Os estudos serão desenvolvidos em cooperação com pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa do Estado de São Paulo.

As áreas prioritárias para o desenvolvimento de pesquisas colaborativas incluem temas como manejo varietal de cana-de-açúcar, multiplicação acelerada de variedades, desenvolvimento de biomassas de ciclo curto, desenvolvimento de leveduras industriais com melhor desempenho fermentativo, otimização energética e de sistemas para automação agrícola, desenvolvimento agrícola e otimização do processo produtivo agrícola da cana-de-açúcar, além de recuperação e uso de subprodutos e resíduos (CO2, palha, bagaço e vinhaça).

O objetivo da chamada é promover projetos de pesquisa que conduzam a soluções novas e criativas, de relevância imediata, contribuindo para a construção de competências científicas e tecnológicas na área de bioenergia e geração de resultados que potencialmente possam levar a aplicações com valor de mercado nas áreas contempladas.

Mais informações: http://www.fapesp.br/6599

*********************************

FONTE : https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2012/09/bioenergia-define-projetos-de-pesquisa/20854/

Nenhum comentário: