Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Rio atingiu o menor nível em quatro anos

Neste final de semana, o Sinos apresentou 61 centímetros, medida considerada muito baixa para o mês de maio<br /><b>Crédito: </b> stephany sander / especial / cp
Neste final de semana, o Sinos apresentou 61 centímetros, medida considerada muito baixa para o mês de maio.
Mesmo com dificuldades na captação, autoridades descartam racionamento.

Com a falta de volume considerável de chuva nas últimas três semanas, a situação do Rio dos Sinos é crítica. Neste final de semana, o manancial apresentou, em São Leopoldo, o menor nível dos últimos quatro anos para o mês de maio, 61 centímetros (cm).

Segundo o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae), Anderson Etter, as dificuldades na captação de água já começaram. "O nível tem baixado 10 cm por dia. Além de prejudicar o trabalho das bombas, aumenta o risco de mortandade de peixes." Mesmo com medição abaixo do normal, nos municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo, as autoridades descartam o racionamento, já que há chuva prevista para esta quarta-feira.

O diretor-geral da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Mozar Dietrich, explica que, enquanto o patamar estiver em até 50 cm, não é necessário racionar. Ontem, a medição foi de 67 cm no ponto de captação da Comusa. Com a falta de precipitação, a solução encontrada para manter a estabilidade do Sinos foi a transposição diária de água do rio Caí, por meio das barragens de Canela, Três Coroas e São Francisco de Paula.

Além do Sinos, o baixo nível do rio Gravataí também preocupa. De acordo com Sérgio Sampaio, diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, a profundidade de apenas 1,52 metro é alarmante para essa época do ano, quando o manancial deveria estar com, no mínimo, 2 metros. A única alternativa é aguardar a chuva que está prevista para essa semana. Além disso, Sampaio explica que a campanha Amigos do Rio, lançada em dezembro, continua orientando os moradores para o consumo consciente de água.

Segundo Alexandre Aguiar, da MetSul Meteorologia, uma frente fria avança para o Rio Grande do Sul trazendo chuva nesta terça-feira para as regiões Sul e Oeste do Estado. Na quarta-feira, a nebulosidade aumenta na região Metropolitana, ocasionando precipitação no final do dia. Para quinta, a previsão é de chuva forte em pontos isolados.

************************

FONTE :  CORREIO DO POVO, ANO 117 Nº 235 - PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2012

Nenhum comentário: