Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ibama impede o que poderia ser o maior desmatamento deste ano em Mato Grosso



Atendendo a uma Detecção em Tempo Real (Deter) de desmatamento emitida por satélite, equipes de agentes ambientais federais do Ibama deslocaram-se para Feliz Natal, município que compõe o eixo da Gerência Executiva do Ibama em Sinop, região norte de Mato Grosso. O serviço de inteligência havia levantado informações de que no local seriam devastados mil hectares de floresta. Diante da informação, foi montada uma operação que mobilizou agentes por terra e ar.
Ao chegarem ao local, os fiscais deram o flagrante e conseguiram estancar o que poderia ser o maior desmatamento registrado este ano em Mato Grosso. Foram encontrados 520 hectares de floresta derrubados. Dois tratores de esteira, com alto poder de destruição, foram apreendidos e recolhidos ao pátio do Ibama em Sinop. Os autos de infração lavrados poderão gerar multas que chegam a R$ 2, 2 milhões.
Imagens georreferenciadas mostram a evolução do desmatamento da área. Nesta área, de acordo com histórico de imagens, o proprietário extraiu toda a madeira entre 2009 e 2010, na sequência, a floresta sofreu com incêndio e neste ano foi efetuado o desmatamento com o uso do correntão. “Reconhecemos que 520 hectares é muita coisa, contudo, poderia ser o dobro disso se não tivéssemos chegado a tempo”, avalia o gerente executivo do Ibama em Sinop, Evandro Selva.

Segundo a Divisão Técnica, naquela área havia plano de manejo florestal aprovado pelo Ibama na década de 90, e a área tinha reserva legal averbada na matrícula do imóvel, portanto, não poderia ocorrer o desmatamento. Além da multa imposta e da apreensão do maquinário, o proprietário da área terá restringido o crédito rural e embargado todo o perímetro desmatado. Após a conclusão do processo administrativo, todo procedimento será encaminhado à Promotoria de Justiça de Feliz Natal.

***********************

FONTE : Badaró Ferrari
Ascom – Ibama
Fotos: Carlos Eguiberto Rodrigues Jr e Émerson Gonçalo
EcoDebate, 25/05/2012

Nenhum comentário: