Powered By Blogger

terça-feira, 8 de maio de 2012

4 de maio : iniciaram as atividades do Mês Lutzenberger

O olhar contemporâneo de Lutz inspira as várias atividades organizadas pela Fundação Gaia e seus parceiros neste Maio Mês Lutzenberger.
José Lutzenberger

Por Cláudia Dreier - Fundação Gaia
No dia 14 de maio completa-se uma década da partida do ambientalista José Lutzenberger. A atualidade das suas propostas de preservação e de seus alertas sobre as ameaçadas à Gaia, “o nosso planeta vivo” nas palavras de Lutz, fazem-se presentes tanto nos seus escritos quanto nas ideias concretizadas. Muitas destas podem ser vistas n o Rincão Gaia, junto a Pantano Grande, atualmente a sede da Fundação por ele criada.
O olhar contemporâneo de Lutz inspira as várias atividades organizadas pela Fundação Gaia e seus parceiros neste Maio Mês Lutzenberger. Palestras, cursos, participação de crianças, promoção de livros, música, conhecimentos botânicos e exibição do documentário Lutzenberger: For Ever Gaia integram a programação desenvolvida ao longo do mês. Os eventos ocorrem no Rincão Gaia, na Livraria Cultura de Porto Alegre, na Feira dos Agricultores Ecologistas, na Casa de Cultura Mário Quintana, na Câmara de Vereadores de Pantano Grande e no Salão de Atos da UFRGS.
“Lutz falava que gostaria de voltar de tanto em tanto tempo, pois tinha curiosidade para ver como estaria o planeta”, lembra Lilian Dreyer, biógrafa do ambientalista. Ela ressalta que entre as características que mais se destacam no ecologista está sua extraordinária capacidade de fazer conexões, de perceber as ligações entre fatos e realidades que aparentemente não teriam vínculos, como por exemplo a construção de grandes hidrelétricas no Norte relacionada com a pobreza de vida dos trabalhadores no Sul. Ambos resultam da mesma lógica, a do pensamento desenvolvimentista.
Há muito o ecologista defendia uma crítica aguda e embasada ao Desenvolvimentismo, ao dogma do Crescimento Contínuo, que se consubstancia nos indicadores econômicos dados pelo PIB ou PNB. “Hoje todos os que são mais antenados falam nisso. Pena que esquecem de dar crédito aos que perceberam isso 40 anos atrás, como o Lutz”, comenta Lilian.
Programação
04 e 05 de maio – Curso no Rincão Gaia: Plantio e Manejo Orgânico do Solo, com Alexandre de Freitas. Presença dos paisagistas Toni e Paulo Backes.
08 de maio – Palestra com Augusto Carneiro e Lilian Dreyer: Em defesa de Gaia – Lutz e os Parques Ecológicos, na Livraria Cultura às 19h30min, no Bourbon Shopping Country, Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre. Entrada Franca.
11 e 12 de maio – Encontro de jovens no Rincão Gaia, os quais participam de projetos da Fundação Gaia em Garopaba, Santa Catarina, e em Pantano Grande.
12 de maio – Banca da Fundação Gaia na Feira dos Agricultores Ecologistas promovendo o livro Garimpo ou Gestão, obra póstuma de José Lutzenberger escrita quando este era Secretário Nacional de Meio Ambiente. Das 8 às 13h, na primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre.
14 de maio – Exibição do Documentário: Lutzenberger: For Ever Gaia, na Câmara Municipal em Pantano Grande, às 10h30min, 15h30min e 19h. Entrada franca.
14 de maio – Exibição do Documentário: Lutzenberger: For Ever Gaia, na Casa de Cultura Mário Quintana, às 17h na Sala Norberto Lubisco, com comentários dos participantes do filme após a sessão. Entrada franca.
15 de maio – Visita Guiada ao Jardim Lutzenberger com o biólogo Edgar Salla, 5º andar da Casa de Cultura Mário Quintana, às 17h e 18h30min. Entrada franca.
16 de maio – Música no Jardim Edição Especial, com Fernando Fleck e Rodrigo Carraro, duo de violão e flauta, às 18h30min no Jardim Lutzenberger, 5º andar da Casa de Cultura Mário Quintana. Entrada franca.
19 e 20 de maio – Curso no Rincão Gaia: Edificações sustentáveis ministrado pelas arquitetas Daniele Tubino e Vivian Ecker, integrantes da equipe do Norie/UFRGS.
28 de maio – Conferência da ambientalista indiana Vandana Shiva no Fronteiras do Pensamento: Desafios da Militância Ambiental Internacional, às 19h30min, Salão de Atos da UFRGS.
Fundação Gaia/EcoAgência

Nenhum comentário: