Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O papel da embalagem no meio ambiente


Embalagem pode ser instrumento cruel na destruição do meio ambiente

As mudanças climáticas do planeta têm assustado a população mundial. Prova disso é que parte da sociedade já se conscientizou dos problemas presentes no meio ambiente e, como não poderia deixar de ser, as embalagens fazem parte desse cenário. Independentemente do tamanho ou peso, a embalagem pode ser instrumento cruel na destruição do meio ambiente e, simultaneamente, na saúde do consumidor. Estudo recente realizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens, Cetea, revelou o tempo de degradação e o impacto de alguns tipos de embalagens no meio ambiente. Segundo a pesquisa, em todos os campos experimentais em que as embalagens foram avaliadas, a lata de aço foi a embalagem que apresentou maior evolução no processo de degradação.

Segundo dados do Prof. Dr. da USP Sabetai Calderoni, a lata de aço leva em média cinco anos para se degradar totalmente, enquanto o alumínio e o PET, por exemplo, levam mais de 100 anos. Embora os cidadãos saibam de sua importância e responsabilidade na preservação do meio ambiente, ainda há muito para ser feito, já que por ano bilhões de embalagens não são reaproveitadas e causam prejuízos à natureza. Especialistas alertam que, nem mesmo a reciclagem do material seria a solução, uma vez que o processo tem alto custo para o meio ambiente. Para a reciclagem do volume de embalagem excedente atual no mundo, seriam necessários 224 milhões de quilowatts de energia elétrica por hora – correspondente a 224 milhões de televisores ligados durante 6 horas; e mais de 120 milhões de litros d’água, valor equivalente à água que cai nas Cataratas do Iguaçu a cada 2 minutos.

A solução seria a redução da utilização de embalagens que levam muito tempo para se degradar e que se opte por embalagens sustentáveis. Para uma embalagem tornar-se sustentável, ela precisa trabalhar em conjunto com o produto para maximizar seu uso e minimizar a geração de resíduos. O Brasil tornou-se sinônimo de reciclagem de latas de alumínio para bebidas, influenciado pelas condições econômicas e sociais do país, porém reciclar somente um tipo de material não resolverá os problemas ambientais do planeta. Em 2007, no Brasil 49% das latas de aço foram recicladas, o que representa mais de 290 mil toneladas de aço retornando ao processo de fabricação do material. Países como a Alemanha, Holanda e Áustria chegam a reciclar quase 80% do total de embalagens de aço pós-consumo. Na Europa, cerca de 2,5 milhões de embalagens de alimentos e bebidas foram reaproveitadas no último ano, o que previne a emissão de 4,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono no meio ambiente, equivalente a dois milhões de carros fora das ruas.

Em 2001 foi criado um projeto de recuperação de embalagens de aço no Nordeste denominado Reciclaço. A ação tem como objetivo trabalhar na recuperação de latas de aço de duas peças para bebidas pós-consumo. Quando o programa foi criado o índice de reciclagem era de 27%, hoje esse número saltou para 85%. Em 2007, foi criado pela ABEAÇO o Aprendendo com o Lataço, projeto de educação ambiental para crianças em idade de formação, que já atingiu quase 10 mil alunos com informações sobre consumo consciente. Se todos os responsáveis pela cadeia de embalagens, desde a concepção do design até o descarte final, com o apoio do governo, iniciassem projetos firmes de reciclagem e de conscientização do consumidor, a maioria da população poderia sim, ser responsável pelo futuro do planeta e das próximas gerações.

* Luis Fernando Martinez é presidente da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), que tem como objetivos comunicar os benefícios da lata de aço e contribuir para a formação de cidadãos do futuro, para que tenham a percepção de que cuidar da embalagem pós-consumo também é um ato de responsabilidade.
**********************************************
FONTE : Luis Fernando Martinez (Envolverde/Pauta Social)

Um comentário:

Mimirabolante disse...

É o que eu sempre comento:a reciclagem do aluminio......vc vê as pessoas atrás das latinhas para vender,porém,vc não vê os mesmos cuidados para com outras embalagens.....E o troca /troca.....há td momento fazem e refazem os rótulos.....Eu retiro os rótulos e os coloco com os jornais para serem reciclados....