Powered By Blogger

sábado, 15 de agosto de 2009

BLUMENAU : plano mostra formas de agir em situação de desastre natural


FOTO : em Indaial, voluntário montaram um quartel de campanha para as simulações.
******************************************************
Documento amplia número de abrigos e indica as áreas de risco

A Secretaria de Defesa Civil finalizará, nesta semana, o novo Plano de Contingência de Blumenau, documento que amplia de 34 para 65 os locais que servirão como abrigos e estabelece procedimentos a serem adotados em caso de desastres naturais. O plano trará não só o nível do rio para inundação das ruas, mas também a relação das áreas de risco em caso de deslizamentos.

O objetivo é que cada abrigo tenha cadastrada uma equipe de, pelo menos, 14 voluntários, que recebam treinamento para cuidar de atividades como alimentação, gestão de pessoal, transporte e limpeza.

A capacitação dos voluntários coordenadores de abrigos iniciou no mês passado e deve se estender durante os próximos meses.

A Defesa Civil tem cadastradas cerca de 900 pessoas para atuar voluntariamente. Segundo o secretário de Defesa Civil, general Jairo César Nass, faltam definir somente os últimos abrigos que constarão do novo Plano de Contingência:

– Alguns locais que eram abrigos vão deixar de ser devido à situação de vulnerabilidade onde estão situados. Estamos fazendo as últimas correções e queremos divulgar as orientações o quanto antes.

As ações de prevenção e orientações em caso de novas calamidades, como a que atingiu Blumenau em novembro passado, ganharão reforço nas salas de aula.

A partir deste semestre, estudantes da 7ª série de 39 escolas municipais terão aulas e desenvolverão atividades extraclasse com o tema Noções Gerais de Defesa Civil e Percepção de Desastres.

O projeto é uma iniciativa da Defesa Civil Estadual com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Blumenau será a primeira cidade contemplada.
***********************************************
FONTE : DC, edição de 16 de agosto de 2009 (Blumenau)

Nenhum comentário: