Powered By Blogger

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Estação Natureza chega a São Paulo - (3/2/2009)


USP e da Fundação O Boticário chamam a atenção para a preservação.

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Estação Ciência da USP, traz para São Paulo, a partir deste sábado, 10/02, a Estação Natureza, que mostrará as belezas naturais do Brasil de forma lúdica e interativa. Esta é a terceira Estação Natureza criada pela Fundação O Boticário. A primeira foi inaugurada em Curitiba (PR), e depois em Corumbá (MS). "O objetivo é sensibilizar a população, chamando a atenção para a importância da conservação da natureza brasileira, de uma forma educativa e motivadora", diz Malu Nunes, diretora executiva da Fundação O Boticário.

A exposição, que será permanente e ocupará espaço na plataforma de entrada da Estação Ciência, no bairro da Lapa, será instalada em cinco vagões de trem, distribuídos em 100 metros de trilhos, em uma área total de 240 m2. Em cada um deles, as informações sobre as paisagens brasileiras serão apresentadas de forma lúdica e educativa, proporcionando ao visitante a vivência da realidade de cada lugar por meio dos sentidos, incluindo simulação de temperatura, cheiros, projeções de imagens, modelos de animais e plantas e painéis fotográficos. "É um orgulho para nós difundir as belezas naturais e ter a oportunidade de sugerir soluções para deixar o mundo mais belo, por meio da conservação da natureza", reforça Miguel Krigsner, presidente do Conselho de Administração do Boticário.

Durante o trajeto pelos cinco vagões, monitores acompanharão os visitantes pelos ambientes fornecendo informações complementares ao que estiver sendo vivenciado. No primeiro vagão, uma projeção audiovisual introduzirá conceitos importantes sobre o que será visto durante o passeio. As belezas dos Ecossistemas Costeiros e da Amazônia serão conhecidas no vagão 2. Continuando a aventura, no terceiro vagão, será possível conhecer as peculiaridades de animais e plantas do Pantanal e do Cerrado, como por exemplo, o tuiuiú, uma das maiores aves da América do Sul, símbolo do Pantanal. No vagão 4, o "passageiro" da Estação Natureza se surpreenderá com o ambiente seco da Caatinga e com uma fragrância marcante, similar a que pode ser sentida na Flor esta Atlântica.

No quinto vagão, além de conhecer um pouco mais sobre a Floresta com Araucária e o Pampa, os visitantes receberão dicas para contribuir com a proteção da natureza. Estas dicas poderão ser ouvidas em frases narradas por pessoas de diversas regiões do Brasil. Além disso, o visitante irá se deparar com sua imagem em espelhos, juntamente com as dicas, para uma reflexão sobre atitudes ambientalmente responsáveis. "A implantação da Estação Natureza é de grande importância para a Estação Ciência, pois além de agregar uma nova exposição de porte ao nosso espaço, aumentando assim o leque de atrações para o público visitante, também traz novos temas e conceitos de forma altamente qualificada e interativa", diz Dra. Roseli de Deus Lopes, diretora da Estação Ciência. "Temos trabalhado constantemente renovando o nosso acervo e a parceria com a Fundação Boticário foi essencial não apenas para a viabilidade na execução do projeto, mas também para a troca de conceitos e visões entre as equipes de ambas as instituições, o que tornou o conteúdo da exposição bastante completo. Temos a certeza de que faremos um trabalho educativo de impacto nesse novo espaço", completa.

A entrada gratuita para todos primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês. O horário de funcionamento é de 3ª a 6ª feira, das 8h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. O Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1.394, Lapa, próximo ao Shopping da Lapa e Mercado Municipal da Lapa.

Mais informações sobre a Fundação O Boticário no site http://www.fundacaooboticario.com.br e sobre o Estação Ciência USP no endereço http://www.eciencia.usp.br.

O projeto começou na cidade de Curitiba (PR), com a implantação da primeira Estação Natureza, em dezembro de 2001, e expandiu-se em fevereiro de 2006 com a inauguração da Estação Natureza Pantanal, situada em Corumbá (MS). As Estações Natureza são exposições permanentes, criadas e mantidas pela Fundação O Boticário, com o objetivo de sensibilizar a população para a conservação da natureza a partir da consciência de que somos, todos, co-responsáveis pela manutenção do planeta.

A Estação Natureza foi concebida para explorar os quatro sentidos: visão, audição, olfato e tato, com elementos dos mais variados, incluindo atividades interativas, imagens, paisagens sonoras e aromas que transportam os visitantes para uma viagem, quase real, a ambientes naturais brasileiros. A experiência proporciona ao visitante conhecer aspectos variados da biodiversidade do país, admirada em todo o mundo.

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990, a instituição é a principal expressão da política de investimento social privado do Boticário, e nasceu do desejo do fundador da empresa, Miguel Gellert Krigsner, de empreender ações em prol da preservação da natureza como expressão da responsabilidade social.

O Estação Ciência - USP é um centro de ciências interativo que realiza, desde 1987, exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa. Para receber os visitantes, a Estação Ciência tem uma equipe de estagiários (estudantes universitários) que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições. O público anual é de mais de 400 mil pessoas, entre escolares e público geral.
*******************************************
FONTE : (Envolverde/Pauta Social)

Nenhum comentário: