Powered By Blogger

sábado, 17 de outubro de 2015

CELEBRIDADE CANINA : O fenômeno Cabo Pitoco

16 de outubro de 2015 

Por Fátima ChuEcco (da Redação da ANDA)
Divulgação
Divulgação
Como que um cãozinho que morava num posto de gasolina, quase invisível aos olhos das pessoas, de uma hora para outra ganhou milhares de fãs? De quebra, ainda virou garoto propaganda para arrecadar ração para animais carentes. Pitoco, de aproximadamente quatro anos de idade, é um desses cães que nasceram com o “rabo virado para a lua”, com carisma e inteligência impressionantes. Só faltava mesmo um empurrãozinho da sorte para seus talentos virem à tona, empurrãozinho esse dado pelo Sargento Alexandre do 18º Batalhão da Polícia Militar que abastecia no posto onde Pitoco morava e, aliás, mora até hoje. Embora muita gente ache que o cãozinho pertence ao 18º Batalhão, na verdade, ele só visita a unidade e sai com os policiais para eventos. Depois volta para o posto de gasolina porque seu tutor faz questão de continuar com ele.
Como se já se conhecessem há muito tempo, Sargento Alexandre e Pitoco demonstraram imediata afeição um pelo outro e assim nasceu uma amizade que se expandiu de forma surpreendente até chegar nas páginas dos jornais, portais, revistas e TVs. A página do Cabo Pitoco (assim nomeado pelos policiais do 18º Batalhão) já tem mais de 58 mil fãs em apenas oito meses de existência. As postagens diárias têm em média entre 2 e 3 mil curtidas, mas algumas passam de 10 mil.
Divulgação
Divulgação
E o simpático cãozinho participa de inúmeros eventos em outros Batalhões da PM, na Polícia de Choque e Rota, onde conta com pelo menos três fotógrafos para o registro de suas inusitadas poses: Sargento Coutinho, César Moreira e Érica Olbera. Isso sem falar de sua missão filantrópica, pois, Pitoco também divulga fotos de animais perdidos, que precisam de adoção ou ajuda urgente, e participa de ações para arrecadação de ração. Em setembro, por exemplo, conseguiu captar 1, 3 tonelada de ração – nada mal para quem estreou na calçada da fama há tão pouco tempo.
Tão rapidamente amado pelo público, Pitoco foi logo ganhando muitos presentes. Ele tem um guarda-roupa de “primeira linha” com diversos modelos, além de muitos brinquedos e coleiras. Mas é claro que seu look predileto é a farda da PM cuidadosamente confeccionada para ele. E sabe o que mais? Ainda ganha banho em pet shop de graça semanalmente. PMs e outros amigos do Pitoco, num total de dez pessoas, rateiam despesas veterinárias. E já viram cachorro com assessor de imprensa? Pois Pitoco ficou tão famoso que tem dois: Sargento Coutinho e Rita Palma, voluntária que cuida do Facebook e agenda entrevistas.
“Ele nos dá muita alegria. Recebemos centenas de elogios diariamente por meio do Facebook. As pessoas conversam com o Pitoco, fazem perguntas e se oferecem para ajudar com a Ração do Coração que é uma campanha encabeçada pelo nosso amado cãozinho. Nos encontros feitos com a comunidade a cada 45 dias recebemos muitos presentes”, conta Rita.
Divulgação
Divulgação
Ela acredita que a união entre o Sargento Alexandre e o Pitoco se deu por razões além da nossa compreensão: “Eu, pessoalmente, descrevo essa relação como uma empatia sem igual. Deve mesmo ser coisa de vidas passadas. O Pitoco se mostra extremamente feliz na companhia de seu grande protetor. É notória a preferência dele pelo Sargento Alexandre. As mais belas fotos que temos são invariavelmente quando estão juntos”, diz.
Ela ressalta ainda que Pitoco é bastante amistoso com adultos e crianças, e também com outros cachorros: “Ele acolhe de maneira carinhosa outros cães que de vez em quando passam pelo posto em busca de alimento e pouso por curta temporada. Sempre encontramos um amigo diferente com quem ele divide sua casinha, caminha e ração. Seu temperamento muda apenas quando ele está dentro de uma viatura, em sua pose de policial, e precisamos tirá-lo de lá. Nesse momento sua personalidade fala alto e ele dá trabalho. Rosna, late e se recusa a deixar o veículo que, quem sabe, já foi de fato seu local de trabalho. Ele é nosso grande anjo inspirador. Chegou em nossas vidas e mudou cada uma delas”, conclui emocionada. Saiba mais acessando a página do Pitoco.

Nenhum comentário: