Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Apesar de protestos, touradas continuarão a ser ensinadas nas escolas espanholas


21 de outubro de 2015 

Por Vanessa Nórcia Serrão (da Redação da ANDA)
Foto: REUTERS/Javier Barbancho
Foto: REUTERS/Javier Barbancho
O governo espanhol tem provocado duras críticas, após anunciar uma nova política que deve ensinar sobre as touradas nas escolas.
Segundo os planos anunciados pelos conservadores, as escolas secundárias podem oferecer aos alunos a oportunidade de obter uma qualificação em “tauromaquia”, “touradas” e como “auxiliares de atividades pecuaristas”.
Esportes sangrentos, como a tourada, são proibidos em várias regiões autônomas de Espanha, incluindo as Ilhas Canárias e Catalunha.
Na verdade, a sobrevivência das touradas está sob ameaça crescente, já que recentemente, devido à pressão financeira, as prefeituras em torno Espanha tiveram cortes de subsídios para as tradicionais escolas de tourada.
Em uma tentativa de manter essa cruel tradição, os conservadores do Ministério da Educação tomaram a decisão de adicioná-la ao currículo.
De acordo com o The Mirror, o objetivo para os alunos será para: “reconhecerem os elementos que compõem as touradas, suas origens, evolução, assim como as crenças e a história por trás touradas”. A proposta descreve as touradas como sendo uma “prática artística” que faz parte da “tradição popular e da cultura”.
No entanto, o Partido Animalista Contra o Mal Trato de Animal (PACMA) criticou a ideia, sugerindo que tal argumento “faz do sistema educacional da Espanha uma piada”.
Silvia Barquero, líder do PACMA, afirmou ao Telegraph que o governo temia uma crescente agenda anti-touradas e decidiu “se adiantar através de uma mudança que significa que os jovens podem estudar como torturar um animal até morte “.
Não são só os touros que sofrem nas touradas, neste verão, 13 pessoas morreram durante as corridas de touros na Espanha e várias sofreram terríveis ferimentos após serem chifrados no ringue.
Recentemente foi divulgado uma horrível filmagem de um touro pulando para fora do ringue em direção às multidões em pânico numa tourada em Palomares del Campo.

Nenhum comentário: