Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de maio de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agricultura, Biodiversidade, Ferrovias, Pantanal, Povos Indígenas, Trabalho Escravo, UCs, Política Socioambiental
Ano 17
15/05/2017

 

Povos Indígenas

 
  O indigenista José Porfirio Fontenele de Carvalho tinha 70 anos e foi vítima de um câncer na noite deste sábado, 13/5 Direto do ISA, 13/5.
  No que depender do presidente interino da Funai, o general do Exército Franklimberg Ribeiro de Freitas, nada muda no processo de demarcação de terras indígenas do País. Seu posicionamento contraria frontalmente as mudanças impostas pela PEC 215, proposta de emenda à Constituição que foi relatada pelo ministro da Justiça Osmar Serraglio (PMDB-PR) e que retira do governo o poder de definir as demarcações de terras indígenas, repassando essa atribuição ao Congresso Nacional Estadão Online, 12/5.
  "Quem escutou a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, dizer que 'o governo brasileiro concorda plenamente com a necessidade se cumprir o que preconiza a Constituição Federal em relação ao regime de demarcação de terras indígenas', ficaria na dúvida sobre qual país ela representava. Seu discurso contrastou com a coletiva de imprensa convocada no mesmo dia pelo presidente exonerado da Funai, Antonio Fernandes Costa, que denunciou a ingerência política no órgão por parte de líderes ruralistas, declaradamente inimigos da causa indígena. Nove dos 53 relatórios enviados à ONU para a RPU do Brasil trataram da situação dos povos indígenas, do meio ambiente e da violência no campo. O resultado foi uma forte sensibilização internacional aos temas, com pelo menos 34 recomendações vindas dos Estados acerca da questão dos índios", artigo de Juana Kweitel FSP, 15/5, Tendências/Debates, p.A3.
  
 

Política Socioambiental

 
  Mais de 40 entidades lançam manifesto contra as políticas do Congresso e do Governo para áreas indígenas e o campo El País, 14/5.
  "Congresso quer votar nesta semana medidas para ampliar desmatamento. Vamos regredir para o estágio em que se acreditava que recursos naturais são inesgotáveis?", artigo de Leandro MitidieriEl País, 14/5.
  
 

Pantanal

 
  No Pantanal sul-mato-grossense, a esperança tem forma de onça. No bioma onde o maior felino da América muitas vezes é sinônimo de medo e de ameaça ao gado - e onde matar um animal pode ser motivo de orgulho -, um projeto está promovendo a conservação da espécie com o auxílio do turismo de observação. Onçafari é um projeto que importou e adaptou técnicas de observação de leopardos usadas na África para se aproximar do nosso maior gato na planície pantaneira. O trabalho usa um recurso conhecido como habituação, no qual os pesquisadores se aproximam das onças com carros até que elas se acostumem com aquela presença e deixem ser vistas e estudadas. Guias e turistas em nenhum momento saem do veículo. A ideia é que o bicho não se acostume com a figura humana OESP, 15/5, Metrópole, p.A16.
  Outro animal que vem se beneficiando de projetos que aliam conservação com turismo no Pantanal é a arara-azul. A espécie, que chegou a ter apenas 1.500 indivíduos no bioma no fim dos anos 1980 e engrossou a lista de fauna ameaçada de extinção, hoje já soma mais de 5 mil e não é mais considerada em perigo. O feito se deu por iniciativa de uma bióloga que, recém-formada, se encantou com a maior arara do Brasil OESP, 15/5, Metrópole, p.A16.
  
 

Geral

 
  Território nacional mais próximo da África, arquipélago de São Pedro e São Paulo expõe particularidades que surpreendem cientistas e marinheiros FSP, 14/5, Ciência, p.B8 e B9.
  Três décadas se passaram e a ferrovia Norte-Sul continua incompleta. No próximo ano, o governo concluirá o trecho entre Ouro Verde (GO) e Estrela d´Oeste (SP), o que deixará a malha com 2.261 km, ainda longe dos 4.800 km prometidos. A ferrovia consumiu R$ 28 bilhões em valores corrigidos pela inflação e órgãos de controle e fiscalização estimam que pelo menos um terço foi superfaturado. Em 2012, a Polícia Federal deflagrou uma operação que revelou mais corrupção nas obras feitas pela Valec, estatal que detém a concessão da ferrovia. O pivô do esquema foi o então presidente da companhia. Diversos contratos foram refeitos para que os sobrepreços fossem cancelados FSP, 13/5, Poder, p.A10.
  Francisco das Chagas da Silva Lira, ex-trabalhador escravo em fazenda do Pará, resgatado em 2000, relata as precárias condições de vida, o abuso e a violência dos funcionários da fazenda, que fizeram o país ser condenado em corte internacional FSP, 13/5, Cotidiano, p.B8.
  "A onda antitecnológica ganha novos contornos. Capitaneada por influentes grupos europeus, a nova onda vem de consumidores com maior poder aquisitivo que valorizam alimentos produzidos localmente com menor intensidade tecnológica, próximos dos centros de consumo e com mínimo impacto ambiental. Ela é composta por um vasto cardápio de sistemas alternativos de produção: orgânicos, free-range (criação de animais soltos, sem instalações), veganos, sem uso de defensivos, livres de transgênicos e de antibióticos, com baixa emissão de gases de efeito estufa. Nessa toada, os vilões passam a ser as commodities e os alimentos importados, o uso de insumos modernos, os produtores de grande escala, os biocombustíveis e o consumo de carnes", artigo de Marcos Sawaya Jank FSP, 13/5, Mercado, p.A23.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: