Powered By Blogger

terça-feira, 23 de maio de 2017

Conexão Estação Natureza: A biodiversidade ao alcance de todos


Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Conexão Estação Natureza: A biodiversidade ao alcance de todos
Exposição passa por quatro cidades com o objetivo de sensibilizar as famílias sobre a importância da conservação dos ambientes naturais brasileiros
Unir o contato com o meio ambiente e a tecnologia, proporcionando a interação entre as famílias, é o principal objetivo da Conexão Estação Natureza em 2017. A exposição itinerante, promovida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, inicia no próximo dia 28 de maio, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, com sua primeira parada no Shopping Guararapes, localizado na região metropolitana de Recife. A mostra gratuita permanece na cidade até o dia 11 de junho e, em seguida, passa pela primeira vez nas cidades de São Luís (MA), Natal (RN) e Foz do Iguaçu (PR).
Buscando mobilizar as famílias para um contato maior com a natureza, a exposição oferece aos participantes recursos tecnológicos que permitem experiências sensoriais e interativas, que podem ser vividas de forma conjunta, aumentando a preocupação com a conservação. “Vemos a mostra como uma forma de levar às pessoas a riqueza de elementos que temos no meio ambiente e que, muitas vezes, não são percebidos pela rotina do nosso dia a dia. Em outros anos pudemos perceber o encantamento do público ao deixar a mostra, não só pelos recursos tecnológicos, mas também pela riqueza natural que muitos desconhecem. Acreditamos que apresentar isso de uma forma totalmente lúdica e participativa é uma excelente maneira de conscientizar”, analisa Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.
A presença forte da tecnologia na vida familiar e a ausência de uma interação conjunta, principalmente em ambientes inseridos na natureza, faz com que a exposição se torne ainda mais importante para promover esse convívio saudável. As atrações são para todas as idades e proporcionam uma forma diferente de cada indivíduo compreender o seu papel na conservação da natureza. Desde o seu lançamento, em 2015, o Conexão Estação Natureza teve 18 passagens por 15 cidades brasileiras, impactando mais de oito milhões pessoas.
Com a intenção de levar a Conexão para o maior número de pessoas, todo o projeto foi concebido com acessibilidade a portadores de deficiências físicas, visuais e auditivas, aumentando o impacto da exposição. Ao todo são seis estações que se comunicam entre si e oferecem experiências únicas aos participantes.
Tecnologia nas mais diferentes formasEstá tudo conectado: essa é a grande mensagem da Conexão Estação Natureza. E para que as pessoas possam experimentar essa ideia foram desenvolvidas diversas estações, sendo a principal delas a Estação Conexão. Nela, está um cinema sensorial de seis telas dispostas em 360 graus, que é uma verdadeira imersão em paisagens naturais de tirar o fôlego. Enquanto as pessoas assistem ao vídeo e aprendem como estão conectadas ao meio ambiente, também podem sentir o vento, o calor, a chuva e aromas diversos da natureza.
Em outros momentos, as mudanças climáticas são o foco. A Estação Conservação na Prática - motion by hands - permite que as pessoas utilizem suas mãos em cima de uma tela, sem precisar tocá-la, e interajam nas diversas fases de um jogo sobre o assunto. “As alterações do clima e suas consequências para a sociedade são o foco dessa atividade. Todos sabemos que o mundo passa por essas mudanças, mas quando sentimos isso de perto nos sentimos ainda mais impactados”, alerta Thaís Machado, coordenadora da exposição. Nessa mesma estação, foi desenvolvida uma espécie de enciclopédia sobre o ecossistema marinho e as seis grandes regiões naturais brasileiras, chamadas de biomas: Amazônia, Pantanal, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. Em um mapa ‘touch’, os visitantes poderão acessar informações sobre fauna, flora, características, aspectos culturais, grau de ameaça de espécies, entre outras, dessas regiões.
Na Estação Guardiões da Natureza, o recurso utilizado é o Kinect, uma das mais interativas plataformas de games, na qual os personagens do jogo repetem na tela os movimentos realizados pelos participantes. A diferença é que o jogo será sobre serviços ambientais e deverá explorar a diversão do trabalho em equipe e em família.
Já na Estação Belezas Naturais, a tecnologia fica por conta dos óculos rift de realidade virtual. Nesse ponto, os participantes fazem uma viagem virtual até a Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário e localizada no litoral do Paraná e, dentro do maior trecho contínuo de Mata Atlântica do País.
Outra atração é a Estação Power Station, estação composta por três bicicletas “inteligentes” que, ao serem pedaladas, geram energia limpa para carregar celulares. Além disso, durante os exercícios, o público também pode conferir o ranking de pedaladas por cidades por onde a exposição já passou, distância percorrida, entre outros dados. O principal objetivo dessa estação é mostrar aos visitantes como algumas ações rotineiras podem contribuir para reduzir a mudança climática no planeta.
Por fim, ao chegar na Estação Eu Curto, o visitante se depara com uma área dedicada à pesquisa inédita desenvolvida para avaliar o grau de sensibilização. Com base nas respostas é possível saber se a pessoa não entendeu o conteúdo; se ela compreendeu, mas não está sensibilizada; ou se assimilou que está conectada e desenvolveu algum tipo de sentimento com relação à temática. “Este espaço avalia o nível de interação e entendimento dos participantes com a experiência da mostra. Essa pesquisa é extremamente importante para entendermos de que forma estamos contribuindo com informações e conhecimento à população”, explica Thaís.
Para fechar, representando a conexão entre as pessoas e a natureza, há uma a escultura de um boto-cor-de-rosa com seus filhotes, criada a partir de arames, fios e tecidos artesanais.
Histórico de sucesso
Premiada por dois anos seguidos (2015 e 2016), a exposição Conexão Estação Natureza foi finalista também em 2017 do Prêmio Caracol de Plata - que reconhece mensagens de benefício social ibero-americanos. Nos anos anteriores, a mostra foi reconhecida pelos prêmios Aberje - Região Sul, conquistando o primeiro lugar na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade (2015), e Colunistas Paraná 2015, com o segundo lugar na categoria Evento Cultural ou de Lazer. Em 2016 o reconhecimento veio com o Prêmio Chico Mendes 2016.
Agendamento para escolas
A exposição também oferece atendimento especial para as escolas da região que tiverem interesse em levar seus alunos para conhecer o espaço. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Shopping Guararapes, nos telefones (81) 2122.2211 ou (81) 2122.2230.
SERVIÇO
Exposição Conexão Estação Natureza
Data: de 28 de maio a 11 de junho
Local: Praça de Eventos do Shopping Guararapes
Endereço: Av. Barreto de Menezes, 800 - Piedade, Jaboatão dos Guararapes - PE
Horários: De segunda a sábado, das 09h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 21h.
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Sobre a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.510 projetos de 496 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Mais informações: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/

MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
41 3026-2610 / 41 99273-0719 / 41 99135-9541 / 41 99196-7701
centralpress@centralpress.inf.br
www.centralpress.com.br

Nenhum comentário: