Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Áreas Protegidas, Código Florestal, Mudanças Climáticas
Ano 13
27/02/2014

 

Direto do ISA

 
  Confira o artigo de opinião de Raul do Valle sobre a paralisação do processo de regulamentação e implementação da nova Lei Florestal (1.651/2012) que revogou o antigo Código Florestal Blog do PPDS/ISA, 27/2.
  
 

Áreas Protegidas

 
  A estratégia de reduzir o tamanho de unidades de conservação e de terras indígenas - a fim de resolver problemas fundiários e abrir espaço para obras de infraestrutura - acaba funcionando como um gatilho para o desmatamento dessas áreas. Essa é a conclusão de um estudo do Imazon, que mediu o impacto sobre dez áreas protegidas. Já descontadas compensações em outras unidades, de 1995 até o ano passado o governo federal e os governos estaduais de Rondônia, Mato Grosso e Pará retiraram a proteção de 2,5 milhões de hectares em 40 áreas protegidas na Amazônia Legal. Nas dez unidades estudadas, constatou-se um aumento de 50% no desmatamento depois da mudança na comparação com os cinco anos antes da redução da área OESP, 27/2, Metrópole, p.A25.
  
 

Amazônia

 
  O governo de Rondônia solicitou que Mato Grosso não envie mais carregamento de soja para Porto Velho. O Porto Público, utilizado como modal para escoar a produção para o Amazonas, foi interditado em função da histórica cheia do Rio Madeira. A última medição feita ontem registrou 18,55 metros. A expectativa é que na segunda-feira o nível das águas alcance 19,10m. A previsão é de mais chuva para a região. Caso isso ocorra, o trânsito na BR-364 deve ser fechado, inclusive para os comboios que, por enquanto, evitam uma crise de abastecimento no Acre. O governo do Acre avalia a possibilidade de decretar Estado de Emergência. Essa situação permitiria ao Acre comercializar com o Peru produtos básicos para abastecimento OESP, 27/2, Economia, p.B10.
  
 

Água

 
  O uso do volume morto do sistema Cantareira, uma das saídas cogitadas pelo governo de São Paulo para evitar o racionamento de água em parte da Grande São Paulo, não será tecnicamente viável antes de aproximadamente seis meses e pode custar caro, segundo especialistas. Ontem, o nível do Cantareira chegou aos 16,8% de sua capacidade. Alguns técnicos, em conversas reservadas, defendem a tese de que o governo deveria começar a fazer um racionamento brando. O governo de São Paulo e a Sabesp tomarão uma decisão sobre a necessidade do racionamento de água nas áreas da Grande São Paulo que são abastecidas pelo sistema Cantareira após o Carnaval FSP, 27/2, Cotidiano, p.C6.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  O derretimento das geleiras do Ártico, o aumento dos dias de calor extremo em diversas regiões e os verões inclementes até mesmo no Hemisfério Norte mostram como o aquecimento global segue em marcha acelerada. Um estudo divulgado esta semana pela revista "Nature Climate Change" mostra como o número de dias com temperaturas recordes cresce no mundo. Em algumas localidades, os termômetros superavam a média da temperatura máxima até dez vezes num ano. Agora, isso ocorre 50 vezes no mesmo período. A pesquisa, assinada por cientistas australianos, canadenses e suíços, contesta o que seria uma "pausa" no aquecimento global desde o fim do século XX O Globo, 27/2, Ciências, p.33.
 
Em uma planície vulcânica a 5.470 metros acima do nível do mar, a calota de gelo de Quelccaya, nos Andes peruanos, é a maior área glaciar dos trópicos. Nas últimas décadas, os cientistas assistiram seu derretimento em um ritmo acelerado, e ela se tornou um poderoso símbolo do aquecimento global. Em artigo publicado na revista "Geology", um grupo de cientistas conclui que, ao longo dos séculos, a temperatura é o principal fator de controle do crescimento e do recuo da calota de gelo. A situação de Qori Kalis - a principal de Quelccaya - não é atípica: o gelo terrestre está derretendo em praticamente todos os lugares do planeta O Globo, 27/2, Ciência, p.33.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: