Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
25 anos sem Chico Mendes, Biodiversidade, Gás de Xisto, UHE Belo Monte, Política Socioambiental
Ano 13
23/12/2013

 

Direto do ISA

 
  O líder seringueiro acreano, Chico Mendes, tinha 44 anos e uma história de lutas em defesa da floresta e de seus povos, quando foi assassinado na porta de sua casa em Xapuri. Uma de suas bandeiras era a criação de Reservas Extrativistas (Resex) na Amazônia Direto do ISA, 20/12.
  A recente decisão da Justiça Federal do Piauí de anular os efeitos da concessão outorgada pela Agência Nacional do Petróleo – ANP para exploração de gás “não convencional” (gás de xisto, ou folhelho) é um alento à sociedade brasileira Blog do PPDS/ISA, 23/12.
  
 

UHE Belo Monte

 
  "A exploração sustentável da Amazônia e a preservação de sua tão rica biodiversidade, um dos maiores patrimônios naturais da humanidade, impõem-se. Conservar o bioma amazônico e empreender seu uso sustentável não são absolutamente incompatíveis. Pelo contrário. Belo Monte e outras usinas hidrelétricas podem sim ser vetor da preservação e do uso sustentável da floresta, com a inclusão social das populações que vivem em condições precárias, sem acesso a serviços públicos básicos", artigo de Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética FSP, 21/12, Tendências/Debates, p.A3.
  "Belo Monte é símbolo de inadimplência socioambiental. Os programas de prevenção ou diminuição dos impactos relacionados à saúde indígena e à integridade de seus territórios, pressionados pelo aumento de renda e população trazidos à região pela obra, não saíram até hoje do papel. Se a usina ficar pronta antes de o aterro e o sistema de esgoto entrarem em pleno funcionamento -obras que estão dois anos atrasadas-, a parte do rio Xingu que envolve Altamira ficará contaminada, afetando a população da cidade", artigo de André Villas-Bôas, secretário-executivo do Instituto Socioambiental FSP, 21/12, Tendências/Debates, p.A3.
  
 

25 anos sem Chico Mendes

 
  Para alguns seringueiros, manejo da floresta para a exploração de madeira é uma maneira de legalizar o desmatamento; outros afirmam que proposta é uma forma de evitar o predomínio da atividade pecuária OESP, 22/12, Nacional, p.A10.
  Senador Jorge Viana diz que ambientalista surgiu como uma resistência ao desmatamento, que era a 'política oficial' da época OESP, 22/12, Nacional, p.A11.
  
 

Geral

 
  Pesquisador do Museu Nacional da UFRJ foi acusado de tráfico internacional de fósseis em 2012. Justiça Federal afirma que a prisão envolveu vários equívocos por parte do órgão que zela pelos fósseis no país FSP, 23/12, Ciência, p.C8.
  "O debate voltou ao foro adequado, que é o Parlamento, e encerramos a era de hegemonia das ONGs, liderada pela ex-ministra Marina Silva. A democracia, enfim, foi instalada na questão ambiental. E o que esperar de 2014? Passou da hora de dar um basta à política irresponsável da Funai. A entrada em vigência da portaria nº 303 significará um freio de arrumação nessa desordem fundiária", artigo de Kátia Abreu FSP, 21/12, Mercado, p.B7.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: