Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Certificação Florestal, Clima, Energia, ONGs, Parques, Pesca, Povos Indígenas, Saneamento
Ano 13
12/12/2013

 

Direto do ISA

 
  Durante conferência na Universidade de São Paulo, o antropólogo do Museu Nacional, Eduardo Viveiros de Castro, debateu as relações entre cosmologias indígenas e não indígenas sobre a catástrofe ambiental - Direto do ISA, 12/12.
  A terceira e última reportagem do ISA sobre o Parque Nacional do Iguaçu (PR) mostra a importância da área para o turismo e para a região onde ele está localizado - Direto do ISA, 11/12.
   
 

Clima

 
  As fortes chuvas que desde a noite de anteontem castigam o Rio inundaram rios, alagaram as principais vias de acesso à cidade, incluindo a nova Via Binário, e expuseram motoristas parados nos engarrafamentos à violência, mostrando o despreparo para enfrentar um problema que se repete todos os anos. O governador Sérgio Cabral anunciou a vinda de policiais federais para ajudar no combate a saques e arrastões, que aterrorizavam motoristas sitiados por causa dos alagamentos na Avenida Brasil e na Dutra. Na Baixada, os prefeitos de Nova Iguaçu e Japeri decretaram estado de calamidade depois que cerca de quatro mil pessoas foram desalojadas pelo transbordamento de rios. Duas pessoas morreram - O Globo, 12/12, Rio, p.12.
  O biólogo Mário Moscatelli acredita que a falta de políticas públicas, o aumento da população, a ocupação desordenada de áreas de riscos e o novo cenário climático podem, em pouco tempo, tornar inviável a vida de boa parte da população em cidades nas regiões Metropolitana e Serrana do Estado do Rio. "Os governos municipais, estadual e federal não estão preparados para o novo cenário, com situações climáticas extremas como a que podemos observar agora, depois das chuvas fortes das últimas horas. Minha opinião: o que muita gente esperava para acontecer dentro de 20 ou 30 anos já chegou. Isso quer dizer que muitas cidades podem se tornar inviáveis do ponto de vista econômico em pouco tempo" - O Globo, 12/12, Rio, p.16.
  "Há um ponto do qual deve partir qualquer política que enfrente de fato a questão das seguidas enchentes: não se chega a soluções para um problema histórico e de tamanha envergadura apenas com o recurso a obras tópicas, muitas vezes ditadas pelo calendário eleitoral, quase nunca à altura da real dimensão dos problemas. Isso vale tanto para os conhecidos pontos de alagamento como para outras áreas da cidade (encostas, redes de escoamento etc.) que contribuem para potencializar os efeitos dos temporais", editorial - O Globo, 12/12, Opinião, p.18.
   
 

Geral

 
  Na visão da bancada ambientalista na Câmara, a comissão que debaterá a PEC 215 (criada anteontem e que transfere do Executivo ao Legislativo a prerrogativa de demarcar terras indígenas) é vingança dos ruralistas e da base aliada pela redução de verbas do governo federal às emendas parlamentares. "O objetivo é causar desgaste a Dilma em ano eleitoral, já que o assunto terá repercussão no mundo inteiro", disse um deputado verde à coluna. "Sabem que é inconstitucional, mas não estão nem aí" - OESP, 12/12, Direto da Fonte - Sonia Racy, p.C2.
  O projeto que estabelece o marco legal das organizações da sociedade civil e fixa novas regras para a contratação dessas instituições pela administração pública foi aprovado ontem pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado em caráter terminativo, ou seja, será diretamente encaminhado à Câmara dos Deputados. O projeto prevê o chamamento público para a seleção das instituições e exige que as organizações e seus dirigentes tenham ficha limpa e que os gestores públicos participem da prestação contas dos projetos, assim como as organizações. Com o objetivo de aumentar o controle sobre as parcerias, o projeto exige planejamento para a gestão da seleção dos projetos, monitoramento das etapas de execução e a avaliação dos resultados - Valor Econômico, 12/12, Política, p.A10.
  A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da usina de Jirau, vai ingressar na Justiça contra decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na terça-feira, 10, o regulador cancelou a compensação para o projeto de Jirau pela Santo Antônio Energia por elevar a cota de operação de Santo Antônio de 70,5 metros para 71,3 metros - OESP, 12/12, Economia, p.B9.
 
O FSC Brasil, ONG que promove o manejo florestal responsável no mundo, e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 selaram ontem acordo para que toda a madeira e produtos de origem florestal adquiridos pela organização do evento sejam certificados. A iniciativa visa inibir o desmatamento e venda de madeira ilegal. A estimativa é que sejam usados 450 mil móveis, além de toda a infraestrutura temporária e papelaria - OESP, 12/12, Economia, p.B18.
 
"De acordo com a Unicef, sete milhões de brasileiros ainda fazem parte da lamentável lista de habitantes do planeta que não têm banheiro. O problema é que esses números podem ser ainda piores. As estatísticas consideram o Brasil legal e não o Brasil real. Áreas com irregularidades normalmente não são consideradas. Favelas, casas sem título de propriedade, regiões de mananciais e outros, não entram na conta. A Unicef identificou 450 mil crianças no semiárido nordestino que frequentam escolas sem banheiro. Os menores de cinco anos são os mais atingidos. E existe uma ligação óbvia entre a ausência dos alunos nas salas de aula, a falta de saneamento e as doenças que ela causa", coluna de Agostinho Vieira - O Globo, 12/12, Economia, Verde, p.32.
  "O pescador ilegal não está cadastrado no Registro Geral de Pesca (RGP); não respeita o defeso; não respeita o tamanho mínimo de captura e adota modalidades de pesca danosas ao ambiente, muitas vezes em zonas de preservação. O resultado é que os pescadores legais, que respeitam a legislação, são prejudicados porque sofrem concorrência desleal. Para acabar com esse desajuste, o governo federal está combatendo a pesca ilegal, em todas as suas modalidades, em rios, represas, áreas de mangue e no mar. Em sua primeira etapa, o Plano Nacional de Combate à Pesca Ilegal quer reduzir drasticamente, entre outras, a pesca ilegal de arrasto no litoral", artigo de Marcelo Crivella - FSP, 12/12, Tendências/Debates, p.A3.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: