Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A FLORESTA VAI VIRAR PASTO ! ASSINE A PETIÇÃO !!!

Caros amigos,



Neste momento, a bancada ruralista está tentando acabar com uma das mais belas reservas indígena e ambiental do país: Gurupi Rebio, no Maranhão. Mas se nos unirmos, poderemos evitar este desastre. Clique e assine a petição:

assine a peticao
Neste momento, a bancada ruralista do Congresso está se articulando para passar uma lei insana que poderá transformar uma das nossas reservas biológicas mais preciosas na Amazônia num verdadeiro pasto, mas juntos podemos impedir que isso aconteça e proteger esse paraíso natural.
Animais em extinção, plantas desconhecidas e a tribo indígena mais ameaçada do mundo, os Awá-Guajá, estão confinados nos 20% restantes da Reserva Gurupi. O resto da terra foi destruída por fazendeiros visando lucro a curto prazo. Agora, um deputado e o poderoso lobby ruralista quer acabar de vez com os últimos acres da reserva e estão se articulando fortemente para conseguir os últimos votos de que precisam para vencer.
O voto pode acontecer a qualquer momento. Assine a petição urgente agora para mandar uma mensagem ensurdecedora aos parlamentares indecisos dizendo que destruir os nossos tesouros naturais em nome do lucro a curto prazo pode somente significar um desastre para o nosso país no longo prazo. Quando alcançarmos 200.000 assinaturas a Avaaz levará a voz das lideranças indígenas de Gurupi diretamente aos deputados.

http://www.avaaz.org/po/save_the_gurupi_rebio/?bUqBsdb&v=32674

Essa reserva é o último remanescente de Floresta Amazônica que existe no Maranhão e representa menos de 20% da área original de floresta no Estado. O restante já foi convertido em madeiras serradas e hoje já virou área destinada a atividades agropecuárias.

Em 1988, a terra dos Awá-Guajas foi demarcada e registrada como reserva biológica, ou seja, território protegido. Este é o último recurso deles para evitar que percam tudo o que têm. Mas o deputado Weverton Rocha, apoiado por poderosos fazendeiros, quer revogar essa decisão, o que seria a sentença de morte dos Awás e sua cultura.

Em uma reportagem, um dos líderes da Aldeia Juriti deixou claro o quão importante é a ligação da tribo com a natureza e disse: “Os madeireiros estão matando as árvores. Vão matar os Awá. Eu vou enfrentar os madeireiros. Eu tenho coragem.” Vamos apoiar esse corajoso líder e salvar sua casa e uma das maravilhas naturais do Brasil. Assine agora a petição:

http://www.avaaz.org/po/save_the_gurupi_rebio/?bUqBsdb&v=32674

Quando os Guarani-Kaiowás foram ameçados de serem expulsos de suas terras, nossa comunidade se mobilizou rapidamente e entregou nossa petição para o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Juntos ajudamos a prevenir sua remoção forçada. Vamos nos unir mais uma vez para proteger a Amazônia e os Awás.

Com esperança e determinação,

Michael, Carol, Diego, Nádia, Luis e toda equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:

Paraíso Sitiado (O Globo)
http://oglobo.globo.com/infograficos/paraiso-sitiado/
Amazônia maranhense requer atenção para continuar existindo (O Eco)
http://www.oeco.org.br/reportagens/25649-amazonia-maranhense-requer-atencao-para-continuar-existindo
Tribo amazônica Awá envia carta de alerta ao ministro da Justiça (O Estado de S. Paulo)
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,tribo-amazonica-awa-envia-carta-de-alerta-ao-ministro-da-justica,935589,0.htm

Maranhão: o ataque a Rebio Gurupi e às terras dos Awá Guajá (O Eco)
http://www.oeco.org.br/reportagens/27750-maranhao-o-ataque-a-rebio-gurupi-e-as-terras-dos-awa-guaja

Tribo brasileira é a ‘mais ameaçada do mundo’, diz entidade (BBC)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120425_aiwa_tribo_survival_rc.shtml

Deputado quer acabar com a Reserva do Gurupi (Vias de Fato) http://viasdefato.jor.br/index2/index.php?option=com_content&view=article&id=741:deputado-quer-acabar-com-a-reserva-do-gurupi&catid=34:yootheme&Itemid=204
Survival International
http://www.survivalinternational.org/pt/awa

Nenhum comentário: