Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Manchetes Socioambientais - 16/10/2013


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Desenvolvimento Humano, Energia, Infraestrutura, Licenciamento Ambiental, Oceanos, Pantanal, Poluição do Ar, Transgênicos, Zona Costeira
Ano 13
16/10/2013

 

Infraestrutura

 
  As empresas do setor elétrico vão apresentar amanhã ao governo federal uma proposta detalhada para a criação de um "balcão único" no licenciamento ambiental de projetos de geração e transmissão de energia. O objetivo do setor é concentrar em uma única estrutura oficial todo o intercâmbio de documentos e informações durante o processo de anuência a esses empreendimentos. Atualmente, além do Ibama, as empresas precisam consultar órgãos como a Funai, a Fundação Palmares, o Iphan e a Anvisa. Segundo a proposta, o balcão único seria coordenado pelo Ibama ou por uma nova agência governamental. Outra proposta do setor elétrico é antecipar a análise socioambiental para a fase de inventários - Valor Econômico, 16/10, Especial, p.A16.
  Quando visitou o Brasil em 1932, o naturalista britânico Charles Darwin encontrou no litoral do Rio de Janeiro as "beachrocks", rochas incomuns com mais de 4 mil anos. A praia de Jaconé, que abriga a formação geológica, deve virar um complexo portuário com estaleiro e armazém para gás e petróleo montado em cavernas subterrâneas. Um maciço de rochas será escavado para a construção dos quebra-mares, e os buracos deixados pelas pedras serão usados de reservatório. Para viabilizar o projeto da DTA Engenharia, a Câmara Municipal de Maricá precisará retirar do local o status de área de proteção ambiental. Com a Petrobras, a DTA planeja fazer ali uma base para a produção de gás natural do pré-sal - FSP, 16/10, Mercado, p.B10.
  "O Ministério Público Federal, em ação que envolve a hidroelétrica de Belo Monte (sempre ela!) quer responsabilizar o BNDES por eventuais danos socioambientais do projeto, que o banco financiou, uma vez que deveria tê-los previsto e exigido o seu reparo. As consequências dessa ação serão profundas e desastrosas para os projetos de infraestrutura para os quais o governo procura a cooperação e os recursos de bancos privados. Pela nova norma dos leilões, a eles caberá a análise dos projetos, o que os tornaria possíveis responsáveis solidários por qualquer dano ambiental. É uma pena que o esforço dos ministros da Casa Civil e da Fazenda para acelerar tais projetos seja ameaçado por lógica tão perversa", artigo de Antonio Delfim Netto - FSP, 16/10, Opinião, p.A2.
   
 

Poluição do Ar

 
  Regras rígidas não evitam que cidades ainda sofram com ar contaminado. Cerca de 90% dos moradores das áreas urbanas da União Europeia estão expostos a níveis de poluentes considerados nocivos à saúde. Segundo um estudo publicado ontem pela Agência Europeia do Meio Ambiente, o continente reduziu de forma significativa a emissão de poluentes como o dióxido de enxofre e o monóxido de carbono. Ainda assim, o ozônio e partículas tóxicas apresentam uma concentração muito acima do que seria tolerável, o que compromete a qualidade de vida da população - O Globo, 16/10, Ciência, p.31.
  Mulheres grávidas expostas à poluição têm mais chances de dar à luz bebês abaixo do peso normal, mostrou um estudo publicado na "The Lancet Respiratory Medicine". O baixo peso ao nascer - menos do que 2,5 kg - aumenta o risco de mortalidade e doenças infantis, e tem sido associado a problemas durante a vida, incluindo diabetes e doenças cardiovasculares - O Globo, 16/10, Ciência, p.31.
   
 

Geral

 
  Alvos de uma moratória global instituída em 2000 no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica, pesquisas, comercialização e uso de organismos geneticamente modificados com o chamado gene exterminador serão objeto de acirrada disputa entre ruralistas e ambientalistas nesta quarta-feira no Congresso Nacional. Deputados da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara votarão projeto de lei que pretende alterar artigos da Lei de Biossegurança e normas relacionadas para liberá-los no país, o que tornaria o Brasil o primeiro a permitir seu uso. Essas modificações no DNA de plantas fazem com que elas produzam apenas sementes estéreis - uma forma de garantir que os agricultores tenham que comprar novas sementes a cada plantio - O Globo, 16/10, Ciência, p.31.
  Dois em cada três brasileiros até já ouviram falar do Pantanal, mas não sabem onde fica. É o que aponta pesquisa Ibope/WWF sobre o bioma nacional. Mais: 17% garantem que ele está localizado na… Região Norte. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em todo o País, em junho - OESP, 16/10, Sonia Racy, p.C2.
  Estudo divulgado ontem pelo Ipea estima que o Bolsa Família reduziu a pobreza extrema brasileira em 28% no ano passado. De acordo corri o levantamento, o percentual de miseráveis, que era de 3,6%, subiria para 4,9%, caso o Bolsa Família não existisse. A estimativa utiliza a linha oficial de pobreza extrema, que classifica como miserável quem sobrevive com renda per capita de até R$ 70 por mês. O cálculo foi feito com base na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2012), do IBGE - O Globo, 16/10, País, p.6.
  Um indicador que avalia a saúde dos oceanos e os benefícios que são capazes de proporcionar mostra que a situação média para o planeta é crítica. Há uma capacidade muito baixa de fornecer alimentos e de aproveitar os produtos naturais e as possibilidades de turismo dos mares, o que deixa a nota global em 65 dentro de 100 possíveis. A avaliação, divulgada ontem, é uma atualização do Índice de Saúde do Oceano, lançado em 2012. O trabalho colaborativo de cientistas de várias universidades e ONGs liderados por Ben Halpern, do Centro Nacional para Análise e Síntese Ecológica, dos EUA, avalia a pontuação obtida por 221 zonas econômicas exclusivas em 10 itens. O Brasil tirou nota 66, ficando na 83ª posição - OESP, 16/10, Metrópole, p.A23.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: