Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PORTO ALEGRE : Árvore tomba e derruba outras três no Parque da Redenção

Empresa será contratada para realizar análise interna de vegetais


Uma árvore tombou no Parque da Redenção, em Porto Alegre, e derrubou outras três na manhã desta quarta-feira. O vegetal, da espécie Guapuruvu, de 14 metros, caiu entre a rua Setembrina e avenida Osvaldo Aranha.

Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), apesar do susto, não houve feridos e nem danos materiais. Na queda, foram atingidas uma cerejeira, um ligustro e um eucalipto.

O administrador do Parque da Redenção, engenheiro agrônomo Celso Waldemar, foi incumbido de elaborar um laudo para verificar as possíveis causas do tombamento. Em agosto, um idoso morreu e outras três se feriram na queda de um eucalipto de 25 metros. Laudos técnicos constataram o apodrecimento interno da árvore.

Empresa vai ser contratada para analisar árvores em parques e praças da Capital

A Smam está em fase de conclusão do processo para contratação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, por dispensa de licitação, para avaliação externa (visual) e interna de cerca de 150 árvores localizadas em parques e praças da Capital.

Os vegetais serão escolhidos conforme critérios de porte e localização. Os técnicos utilizarão aparelhos chamados resistômetro e tomógrafo para análise interna das árvores. A partir das análises, serão elaborados laudos de provável ruptura do tronco e emitidos boletins técnicos com orientações para que a Smam tome as medidas cabíveis em relação a cada árvore.

Além da análise, a empresa fica responsável por oferecer cursos de formação aos técnicos da Smam para que possam realizar avaliações de risco. A expectativa é de que o trabalho do instituto tenha início já em novembro.

Fonte: Rádio Guaíba

Nenhum comentário: