Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Manchetes Socioambientais - 25/10/2013


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Direitos Humanos, Energia, Povos Indígenas, Política Ambiental
Ano 13
25/10/2013

 

Direitos Humanos

 
  As condições precárias dos imigrantes haitianos no abrigo de Brasileia, no Acre, serão discutidas em audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA em Washington, na quinta-feira que vem. A partir de um pedido da ONG Conectas e da Pastoral do Migrante, os integrantes da comissão irão debater a condição dos cerca de 800 haitianos que vivem no abrigo e as dificuldades enfrentadas por eles na rota ilegal de imigração em diversos países e na obtenção de vistos humanitários junto ao Brasil. "Estivemos no abrigo em agosto e havia 800 pessoas em um local projetado para abrigar 200", diz João Paulo Charleaux, da Conectas. "Estão torturando as pessoas para desencorajar a vinda" - FSP, 25/10, Mundo, p.A19.
   
 

Povos Indígenas

 
  A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou ontem a convocação do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) para falar sobre conflitos entre índios e produtores e a demarcação de terras. O grupo tinha audiência agendada ontem com Cardozo, mas o ministro desmarcou sua participação pela terceira vez - o que irritou os membros da comissão. Com a convocação, Cardozo será obrigado a participar da audiência em data a ser definida - FSP, 25/10, Poder, p.A14.
   
 

Política Ambiental

 
  O Ministério Público Estadual entrou com ação judicial na terça-feira para exonerar o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Teixeira. A Promotoria questiona a legalidade da nomeação, feita pelo prefeito Fernando Haddad, alegando que Teixeira já foi condenado por improbidade administrativa. A ação foi proposta em 2002 pela dispensa de licitação do escritório de advocacia Manesco, um ano antes, pela Dersa, em que Teixeira era diretor técnico e participou da decisão de contratação. O valor do contrato era de R$ 147 mil. O secretário foi condenado, mas o Tribunal de Justiça reformou a decisão, com a redução da multa e sem a suspensão dos direitos políticos. Em 2012, Teixeira foi eleito para o terceiro mandato como vereador pelo PV - OESP, 25/10, Metrópole, p.A15.
   
 

Energia

 
  "O episódio serve para mostrar quanto desperdício pode ser evitado ou combatido - sem obrigar a população a fazer sacrifícios. E a necessidade de caminhar em direção a outros programas de implantação de energias renováveis, de microgeração distribuída (como se está fazendo no Paraná, gerando energia a partir de dejetos de animais) e outros caminhos. Só nos edifícios brasileiros a economia seria enorme, pois eles respondem por 47% do total da energia elétrica consumida no País. Com mudanças na matriz energética e programas de conservação de energia não precisaremos de horário de verão", artigo de Washington Novaes - OESP, 25/10, Espaço Aberto, p.A2.
  "O Brasil sente falta de um olhar estratégico. Ver em prazos longos, vislumbrar cenários futuros, traçar o caminho para as metas, pactuar responsabilidades, compartilhar confiança. Vimos o contrário disso no leilão da chamada 'joia da coroa' do pré-sal. É preciso boa vontade para chamá-lo de leilão, pois só um consórcio apresentou proposta para o campo de Libra, na bacia de Santos. Mas está além da boa vontade aceitar que o governo anuncie um plano de contingência para acidentes ambientais um dia depois do leilão, quando as críticas à falta do plano já eram públicas", artigo de Marina Silva - FSP, 25/10, Opinião, p.A2.
  "A energia nuclear ressurgiu como alternativa mais viável, mesmo pelo aspecto ambiental, pelo controle dos rejeitos. O primeiro-ministro David Cameron levantou a bandeira da geração de energia nuclear como uma oportunidade para que a a indústria britânica recupere o patamar tecnológico que já possuiu nesse segmento. Chegou a prever a criação de 30 mil empregos com essa retomada, feita com a ajuda de tecnologia francesa e capitais chineses. O Brasil é um dos países que estão construindo nova usinas nucleares. Como o Brasil agora se recusa a construir hidrelétricas com reservatórios de acumulação de água, a dependência por usinas térmicas será crescente. Para evitar que se tenha de recorrer a combustíveis mais poluentes para a geração térmica, usinas nucleares precisam ser consideradas como boa opção", editorial - O Globo, 25/10, Opinião, p.20.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: