Powered By Blogger

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Agrotóxicos contrabandeados foram apreendidos pelo Ibama em três cidades do Rio Grande do Sul

agrotóxico

Cerca de três toneladas de agrotóxicos, sem registro no Brasil, foram apreendidas em atuação conjunta do Ibama com o Exército Brasileiro, nas cidades de Rosário do Sul, São Gabriel e Lavras do Sul. A maior parte em uma granja que realizava plantio de 250 hectares de arroz. A lavoura foi embargada com a suspensão da atividade agrícola e recebeu multa de R$2 milhões. A Polícia Federal também já foi comunicada para investigação na esfera criminal.
Os produtos eram inseticidas, fungicidas e herbicidas com diferentes princípios ativos e fabricados na China, Uruguai e outros países. Estes agrotóxicos entram no país contrabandeados, expõem o meio ambiente e pessoas a diversos riscos, não possuem qualquer garantia de segurança ambiental ou para a saúde humana e nem mesmo de eficiência agrícola.
Outra infração frequentemente flagrada foi a destinação inadequada das embalagens usadas. As embalagens de agrotóxicos obrigatoriamente devem ser devolvidas ao revendedor. Seis granjas produtoras de grãos foram autuadas por não dar destinação adequada a centenas de embalagens.
Os produtos apreendidos foram levados para depósito seguro em instalações do Exército Brasileiro no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul/RS, onde aguardarão para serem destruídos, única destinação ambientalmente adequada.
Outros autos de infração ainda estão sendo lavrados e a fiscalização continuará por tempo indeterminado.
Ascom/Ibama
Foto: Ibama/RS
EcoDebate, 29/10/2013

Nenhum comentário: