Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de junho de 2010

POLÊMICA : animais em laboratório !

Governo começa hoje campanha sobre importância do uso de bichos em experiências científicas.

Começa hoje (30/junho/2010) campanha do Ministério da Ciência e Tecnologia sobre a importância do uso de animais em experimentos científicos. A proposta do governo federal é que a população saiba que eles são imprescindíveis para as pesquisas de medicamentos e vacinas.

A propaganda, que será veiculada na televisão, rádio e mídia impressa, garante que os bichos são tratados com ética e respeito. Entidades de proteção animal afirmam que a divulgação só mostra um lado da questão e que esses animais são submetidos a torturas e sofrimentos.

– Nós dependemos das pesquisas com animais. Se não fosse assim, a população teria que correr o risco de não ter testes para vacinas e remédios – afirmou o médico coordenador da campanha, Marcelo Marcos Morales, do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea), e pesquisador da Universidade Federal do Rio. Segundo ele, 95% dos animais usados nos experimentos são roedores como ratos e camundongos.

– Existe uma lei que regulamenta o uso desses animais e eles são tratados com todos os princípios éticos. É isso que queremos esclarecer.

Não existem estatísticas de quantos bichos são usados no país para experimentação. O levantamento é feito pelo Concea. Valderez Valero Lapchick, presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL), explicou que métodos alternativos ao uso de animais estão se desenvolvendo.

– Os animais permanecem até o momento como única possibilidade de resposta integrada pelos sistemas que compõem os seres vivos.

Angela Caruso, integrante do Fórum de Proteção Animal, ressaltou que a campanha faz um agradecimento aos animais por eles proporcionarem a possibilidade de cura.

– Só que eles não precisam de agradecimento, e sim de respeito.

Grupos de proteção começaram mobilização contra a campanha que vai durar uma ano e custou R$ 80 mil.
*****************************************
FONTE : Diário Catarinense, 30/junho de 2010

Nenhum comentário: