ESTALEIRO EM BIGUAÇU:
Você sabia que este empreendimento pode acabar com a Praia da Daniela ?
SE FICARMOS DE BRAÇOS CRUZADOS, NADA VAI IMPEDIR QUE ESTE CRIME ACONTEÇA.
TEMOS QUE NOS UNIR
PARA DIZER NÃO AO ESTALEIRO!
ENTENDA O CASO:
Mesmo tendo negada a licença ambiental pelo Instituto Chico Mendes (ICM BIO), a empresa do bilionário Eike Batista não se deu por vencida.
Tem mais: um importante político catarinense está tentando facilitar as coisas lá em Brasília para que o estaleiro seja construído.
... E até agora nenhuma preocupação foi demonstrada com relação ao futuro da Praia da Daniela!
NO DIA 3 DE JULHO HAVERÁ VOTAÇÃO E MANIFESTAÇÃO NO CCPONTAL (Conselho Comunitário Pontal de Jurerê).
VENHA VOCÊ TAMBÉM!
VEJA A SEGUIR AS ALTERAÇÕES QUE O ESTALEIRO PODERÁ CAUSAR À PRAIA DA DANIELA E AO MEIO-AMBIENTE EM GERAL..
O que é o Estaleiro OSX?
É uma empresa que o empresário bilionário Eike Batista pretende instalar em Biguaçu para construir navios-sonda e plataformas de extração de petróleo.
A construção deste estaleiro irá alterar o meio-ambiente?
Sim, pois será cavado um canal dentro do mar, entre a área do empreendimento e a barra da baía norte de Florianópolis. Para cavar este imenso canal será preciso retirar 8.750.000 m3 de areia do fundo marinho. É mais do que foi usado para fazer o aterro da baía sul.
Isto pode alterar as correntes marinhas, causando erosão nas praias, inclusive da Daniela?
Sim, é possível. A Praia da Daniela está na Área de Influência Direta, assim como Sambaqui, Jurerê Internacional, Jurerê Tradicional, Praia do Forte e outras.
Quais são os outros riscos que o Estaleiro OSX poderá causar ao meio-ambiente?
- Aumento do risco de erosão das praias, a exemplo do que aconteceu com a Praia da Armação, Barra da Lagoa e outras. Os estudos contratados pela OSX foram feitos em laboratório. Eles alegam que isto não vai acontecer, mas ninguém garante nada. Você sabe: quando a natureza é desrespeitada, as conseqüências são imprevisíveis.
- Risco de contaminação do solo e água subterrânea por resíduos de combustíveis, lubrificantes, tintas, solventes, aditivos e outros fluidos que, se escaparem às medidas de controle, poderão contaminar o solo e o lençol freático.
- Contaminação da água do mar por derrames acidentais de óleo ou pela dragagem. Pense no imenso vazamento de óleo lá nos Estados Unidos, que até agora não teve solução.
- Alteração das correntes marinhas na área do canal e na bacia.
-Desaparecimento dos Golfinhos, Botos e outros cetáceos: os ruídos, o tráfego de embarcações e os sedimentos gerados pela dragagem do canal poderão afugentar estes animais marinhos.
- Interferência na atividade pesqueira: haverá diminuição de peixes e também das áreas de pesca.
PARA PIORAR, A CONSTRUÇÃO DO ESTALEIRO IRÁ FACILITAR A INSTALAÇÃO DE OUTROS EMPREENDIMENTOS, COMO O TERMINAL PORTUÁRIO INTERNACIONAL, QUE POLUIRÃO MAIS AINDA AS NOSSAS ÁGUAS, AJUDANDO A DESTRUIR A PRAIA DA DANIELA.
Caso o Estaleiro seja construído e ocorra erosão na Praia da Daniela, o que acontecerá com os nossos imóveis?
- Com certeza perderão valor e mais uma vez seremos prejudicados.
IMPORTANTE:
PARA VOTAR CONTRA OU A FAVOR A CONSTRUÇÃO DO ESTALEIRO, DIRIJA-SE AO CC PONTAL LEVANDO UM COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA E DOCUMENTO DE IDENTIDADE.
SÓ PODERÃO PARTICIPAR DESTA VOTAÇÃO PESSOAS QUE POSSUAM IMÓVEL NA DANIELA (PRÓPRIO OU ALUGADO) E IDADE A PARTIR DE 16 ANOS.
DATA E LOCAL DA VOTAÇÃO: DIA 3 DE JULHO, SÁBADO, DAS 14:00 H ÀS 18:00 H, NO CC PONTAL.
ENDEREÇO:
Avenida das Palmeiras, 566 – Praia da Daniela
FONE: 3266 8544
**************************
FONTE : ccpontal@yahoo.com.br (www.guiajurere.com/ccpontal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário