Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de junho de 2010

BALEIAS FRANCA : elas estão chegando em Imbituba, SC

Elas estão chegando ao EstadoAs baleias Franca começam a chegar a Santa Catarina. Os primeiros mamíferos, que vivem na região da Antártida e vêm para o Sul do Estado em busca de águas mais quentes para o nascimento e amamentação dos filhotes, foram observados ontem pela manhã (29/junho/2010) na praia de Itapirubá, em Imbituba.

De acordo com o gerente de campo do Projeto Baleia Franca (PBF), Rodrigo De Rose, três grupos com cinco baleias passaram discretamente pelo balneário.

– Dois indivíduos adultos e uma fêmea com filhote estavam na praia Sul, enquanto outro par de fêmeas com filhote foi visto na praia Norte de Itapirubá – conta De Rose.

A expectativa é de que, nesta temporada, mais de 110 baleias passem por Santa Catarina.

– Nossos estudos de censo e foto-identificação indicam que as baleias franca seguem um ciclo trianual de migração para as áreas de reprodução. É possível que as fêmeas que visitaram nosso litoral em 2007 para procriar retornem neste ano para o nascimento de um novo filhote – explica a bióloga e diretora de Pesquisa do PBF, Karina Groch.

O Instituto Baleia Franca, também de Imbituba, estima que a população de baleias que circulam pela África, Nova Zelândia, Austrália e Antártida seja de 7 a 8 mil. Enquanto uma pequena parte se desloca para o Sul do Brasil nesta época, mais de 600 mamíferos se concentram na região da Península de Valdés, na Patagônia argentina, onde o turismo de observação de baleias atrai cerca de 100 mil pessoas por ano.
********************************
FONTE : jorn. MARCELO BECKER, sucursal de Imbituba, SC

Nenhum comentário: