Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O ‘preço’ da irresponsabilidade: Balão provoca incêndio em área de preservação ambiental na zona sul do Rio

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque da Catacumba e o Morro dos Cabritos, na Lagoa Rodrigo de Freitas, área de preservação situada em zona nobre do Rio de Janeiro. Segundo os bombeiros, o incêndio já dura mais de 24 horas e, até as 23 horas de ontem (20/6), ainda não fora controlado.

O secretário de Saúde e Defesa Civil do estado, Sergio Côrtes, acompanhou parte do trabalho dos bombeiros durante a madrugada, quando os moradores dos prédios próximos chegaram a deixar suas casas.

Soldados de oito quartéis de bombeiros, inclusive os de Copacabana, Humaitá e Rio Comprido, ajudaram no combate às chamas, que podiam ser vistas de bairros próximos como o Jardim Botânico e a Gávea, além da própria Lagoa Rodrigo de Freitas.


O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, confirmou, ainda durante a madrugada, que o incêndio que atingiu o Parque de Cantagalo e os o Morro dos Cabritos foi causado por um balão. As declarações do comandante foram dadas com base em testemunho de moradores, que presenciaram o momento em uma bucha de balão teria dado início ao incêndio.

As chamas se alastraram rapidamente devido aos fortes ventos e ao fato de a vegetação encontrar-se seca. Não há registro de feridos e nem de danos a residências.

Rio anuncia plano para reflorestar área de preservação destruída por incêndio na zona sul

A prefeitura do Rio de Janeiro vai colocar em prática um plano de emergência para recuperar as áreas de preservação ambiental do Parque da Catacumba e do Morro dos Cabritos, na Lagoa Rodrigues de Freitas, afetadas por um incêndio provocado por uma bucha de balão nesta madrugada.

O prefeito, Eduardo Paes, disse que o município vai reflorestar a área. Na avaliação de Paes, o incêndio aitingiu uma área de cerca de 4 hectares, o equivalente a quatro vezes o estádio do Maracanã. Ele criticou o uso de balões nas festas juninas, “uma brincadeira sem graça e que devasta a vegetação colocando em risco a vida da população que mora próxim ao local do incêndio”.

Os morros da Catacumba e dos Cabritos fazem parte de uma área de preservação ambiental e estão localizados em um ponto nobre da zona sul da cidade.
***********************************
FONTE : Nielmar de Oliveira, da Agência Brasil (EcoDebate, 21/06/2010)

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Isso tudo é muito triste......se vc visse!!!com certeza choraria!!!!O mundo está totalmente perdido!!!Uma pena !!!Mil bjcas,Monique