Powered By Blogger

sábado, 22 de julho de 2017

The pipeline is just $10B but it's just the top of the iceberg - NADSON FLESCH

Quando trabalhei na Corsan como Técnico de Tratamento de Agua e Esgoto, certa vez, visitei a planta de tratamento de efluentes do polo petroquímico de Triunfo/RS. O conhecimento e a pratica nos faz enxergar coisas que os olhos de pessoas comuns não conseguem ver: os problemas. E não estamos falando de pequenos problemas. Eh do conhecimento de engenheiros, politicos e governos o real dano irreparável que essas plantas petroquímicas e os respectivos sistemas de tratamento deixam para trás. Não danos causados voluntariamente, mas como efeitos colaterais que so ira se compreender a magnitude deles após alguns anos de operação. Ja dizia Caetano "da força da grana que ergue e destrói coisas belas...". A verdade eh que enquanto houver petróleo e derivados para entrarem nas usinas petroquímicas o sistema não ira parar jamais. Sao operações bilionárias. Grana que compra e abafa denuncia, imprensa, técnicos, governos, trabalhadores... Posso dizer que ninguém eh vitima enquanto todos estão ganhando e vivendo sob a égide da industria petrolífera. Estamos falando de petróleo. Mas isso vale para tudo. Dos bilionários negócios de extração e produção de alumínio, xisto, madeira, carvão vegetal, coque siderúrgico, ferro, .... Sem falar da extração de areia para construção civil. Ilhas inteiras desaparecem no oceano e quase nada eh divulgado sobre os poucos corajosos que são mortos ao protestarem em alto mar perto dessas industrias clandestinas flutuantes...
Nada pode parar a maquina, o monstro que devora o planeta e a legião de minions que dela sobrevivem e fazem a economia e os indices de crescimento e desenvolvimento mostrarem uma realidade distorcida.
De uma olhada nesse link para ter uma ideia de uma ínfima fração do que ocorre in loco no Canada e USA. Depois imagine em escala global.

http://www.msn.com/en-us/money/topstories/at-one-end-of-trumps-revived-keystone-xl-pipeline-theres-a-scene-you-must-see-to-believe/ss-AAmihk9?li=BBnb7Kz&ocid=mailsignout#image=1
www.msn.com
Barack Obama killed the Keystone XL pipeline in November 2015, stating it wouldn't have helped lower gas prices or create that many jobs.
Nao existe coisa mais alienígena que a espécie humana. Toda a natureza e os animais selvagens, as florestas, as montanhas, os desertos, os oceanos estão em harmonia. Eles realmente são as "entidades" nativas desse mundo. Os antigos "humanos" de milhares de anos atras deixaram o registro de sua historia entalhado em pedras e argila. O papiro e o papel, aonde o moderno homo sapiens registra a sua historia, são orgânicos e se decompõem com facilidade. O documento de origem vegetal mais antigo existente remonta o século 11. Os de pedra sobreviveram a centenas de milhares de anos. Todas as nossas obras de engenharia moderna se transformam em entulho após um tornado ou um tsunami. Tudo eh descartável. Efêmero. Transitório, como a duração de uma vida humana. Viajamos nesse planeta através da galáxia e do universo nunca chegando a lugar nenhum indefinidamente. A imortalidade, de fato, somente pode existir a nível celular, através do DNA.
Que ser maligno pode criar monstros de tal especie? Lutamos, trabalhamos e morremos pela posse de papel-moeda que, na verdade, nada mais eh do que um papel-moeda de um jogo de banco imobiliário feito para gente grande. Ao invés de grilhões e chicotes, o uso de tal engodo e a possibilidade de com a posse de tal dinheiro possa ser trocada por bens, alimentação, manufaturados e outras coisas mais na "mercearia do grande capitão hereditário do planeta Terra" eh o que nos mantém convictos de que nada eh mais certo e coerente do que a realidade que vivemos. 
Uma vez um amigo teve uma conversação comigo aonde ele falara a respeito da diferença entre o "mapa" e o "território" da realidade do planeta Terra. O "mapa" eh tudo aquilo o que aprendemos desde que nascemos passando pela educação familiar, escolar, universitária, laboral, sociedade, política e todas as demais coisas que fazem parte da nossa realidade diária. O "Território" eh tudo aquilo o que não conseguimos ver por falta de conhecimento e da falta de familiaridade e capacidade de abstração do cérebro para decifrar o que nunca vimos tampouco temos ideia que esse mesmo "território" circunda todo o "mapa". O mapa esta no território mas o território não esta no mapa. As paredes que separam os limites de cada um são invisíveis. A matéria-prima, os tijolos e a argamassa com que essas paredes foram construídas eh constituída de crenças, de fe. 

Forte abraço. 

Nadson Flesch - nflesch@hotmail.com 

Nenhum comentário: