Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de julho de 2017


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agricultura Familiar, Agrotóxicos, Água, Mineração, Povos Indígenas, Saberes Tradicionais, UCs
Ano 17
21/07/2017

 

Direto do ISA

 
  Em editorial, o ISA denuncia o novo ataque do governo às florestas protegidas no Jamanxim, no sudoeste do Pará - Blog do ISA, 21/7.
  Em nota pública, ISA e dezenas de organizações indígenas e indigenistas denunciam maior ataque do governo Temer aos direitos indígenas - Blog do Monitoramento e do PPDS/ISA, 20/7.
  Essa semana teve muito mais que o parecer da AGU que ataca o direito dos povos indígenas às suas terras. Veja aqui alguns destaques - Blog do Monitoramento/ISA, 21/7.
  
 

Povos Indígenas

 
  O presidente assinou um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que, na prática, paralisa processos de demarcação de terras indígenas no país - Época, 21/7, Blog do Planeta.
  Em nota pública contra parecer da Advocacia-Geral da União, aprovado pelo presidente, o Ministério Público Federal sustenta que "os índios nada podem esperar da Administração" e que "a certeza dos índios e a esperança de seu futuro estão nas mãos da Justiça!". Em agosto o STF (Supremo Tribunal Federal) deverá julgar três ações que tratam do mesmo tema - Estadão Online, 21/7; FSP, 21/7, Poder, p.A10.
  Para os entrevistados as restrições do STF violam Constituição Federal e ultrapassam limites do Direito - Amazônia Real, 21/7.
  
 

Água

 
  O governo do Estado do Rio quer vender uma fatia inferior a 50% da Cedae à BNDESPar (braço de participações do BNDES) e levantar de imediato R$ 3,5 bilhões com a operação. A avaliação é que a venda do controle da companhia seria um processo mais burocrático e demorado, que exigiria a marcação de audiências públicas, por exemplo. Após reunião em Brasília com o presidente Michel Temer sobre a segurança do Rio, o governador Luiz Fernando Pezão afirmou que, com a venda da Cedae e da folha de pagamento do estado a uma instituição financeira, seria possível colocar os salários dos servidores em dia no mês de agosto - O Globo, 21/7, Economia, p.23.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: