Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Chamada busca iniciativas inovadoras de soluções baseadas na natureza

Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Chamada busca iniciativas inovadoras de soluções baseadas na natureza
Interessados têm até 15 de agosto para inscrever propostas que tragam formas de resolver demandas reais identificadas nos setores público ou privado
Para mostrar que é possível enfrentar os diversos problemas existentes em nossa sociedade tendo a natureza como parte da solução, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces) lançam a “Chamada de Soluções Baseadas na Natureza”. A ação resultará no primeiro registro de casos de sucesso sobre o uso dessas soluções a ser desenvolvido para tomadores de decisão brasileiros, nos setores público e privado. As propostas podem ser cadastradas no site da Fundação Grupo Boticário, por meio deste link até o dia 15 de agosto, em duas categorias: iniciativa implantada e iniciativa ainda não implantada ou em fase inicial de implantação.
Podem participar empresas, governos, sociedade civil ou universidades, com propostas que apresentem a solução de um problema real, que sejam principalmente baseadas na natureza, em qualquer setor da sociedade. “Na prática, essas propostas devem mostrar ações inspiradas na própria natureza que resolvam desafios ambientais, sociais e econômicos. Outro estímulo pode ser transformar os desafios sociais e ambientais em oportunidades inovadoras, tornando o capital natural em fonte de desenvolvimento sustentável”, explica a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. É desejável que os resultados sejam impactantes, seja servindo de exemplo ou, de fato, contribuindo para promover mudanças em escala nacional ou global.
As propostas serão analisadas por um comitê formado por especialistas da Fundação Grupo Boticário, do GVces e outros especialistas convidados. As selecionadas serão divulgadas em uma edição especial e bilíngue (português e inglês) da revista Página 22 - uma publicação especial da FGV voltada para um público interessado nas novidades de mercado e sustentabilidade. O lançamento será em um evento com convidados de diversos setores da sociedade previsto para o mês de dezembro. “Com essas ações, os casos selecionados ganharão visibilidade, possibilitando que sejam reconhecidos pela sociedade”, afirma Nunes.
Para facilitar a identificação desses resultados de impacto, o formulário on-line para cadastro das propostas a serem inscritas na Chamada de Soluções Baseadas na Natureza traz as metas do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, lançado pelo governo brasileiro em maio de 2016, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Soluções baseadas na Natureza
A criação de um parque linear às margens de um rio para evitar enchentes em áreas urbanas, ou a restauração das margens de um reservatório para reduzir o carreamento de sedimentos, gerando redução de custos para a geração de energia, são formas de aplicação de Soluções baseadas na Natureza (SbN).
Um exemplo a Reserva do Bugio, em Curitiba (PR). Além de ser uma Unidade de Conservação e refúgio para a fauna silvestre, o local funciona como uma “esponja” - já que o solo permeável absorve a chuva, fazendo com que ela se infiltre no solo evitando problemas de enchentes urbanas. Ademais, o local promove a proteção das margens dos rios - que são áreas de preservação permanente protegidas por lei - evitando ocupações irregulares. “O cumprimento dessa legislação é importantíssimo para melhorar a qualidade ambiental e para garantir a segurança das pessoas, pois, em épocas de chuvas mais intensas, que serão cada vez mais frequentes devido à mudança do clima, os rios podem encher e causar um grande estrago”, ressalta Malu.
Saiba mais
Para mais informações, acesse o regulamento disponível no site da Fundação Grupo Boticário. Se não encontrar a resposta para a sua dúvida, envie um e-mail para desafio@fundacaogrupoboticario.org.br.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.510 projetos de 501 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Mais informações: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/


MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
41 3026-2610 / 41 99273-0719 / 41 99135-9541 / 41 99196-7701
centralpress@centralpress.inf.br
www.centralpress.com.br

Nenhum comentário: