Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Escolas de todo o país vão divulgar vídeos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

ABr

Brasília-O escritório PNUD no Brasil realiza cerimônia de hasteamento da bandeira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotados pelos 193 países-membros da ONU (Antonio Cruz/Agência Brasil)
Bandeira mostra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável . Foto: Antonio Cruz/Arquivo/Agência Brasil


Com linguagem acessível e uma proposta de atividades lúdicas, oito vídeos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável assumidos por diversos países, entre eles os Brasil, serão apresentados em salas de aula de todo o país. A iniciativa, lançada ontem (13) em Manaus, é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Ministério de Meio Ambiente.
Os vídeos tem curta duração, de 4 a 10 minutos, e são voltados para estudantes de 7 a 11 anos, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
“É muito importante para o desenvolvimento de uma sociedade que tenha consciência, que preserve, que se desenvolva de forma sustentável, olhar para a base da nossa sociedade, que são as nossas crianças”, disse o secretário de Educação Básica do MEC, Rossiele Soares, no lançamento dos vídeos. Segundo o secretário, o objetivo da iniciativa é levar essa discussão para a sala de aula, apoiando o professor, para que o aluno tenha consciência da importância da água, do desenvolvimento de uma sociedade que consuma menos, porque isso impacta diretamente o meio ambiente.
O debate do assunto nas escolas é uma forma de ajudar o país a alcançar os 17 objetivos e 169 metas de desenvolvimento sustentável definidos em setembro de 2015 durante um evento da ONU. Esses objetivos, que devem ser cumpridos até 2030, abrangem várias áreas, inclusive a da educação. “A educação é uma área que permeia todos os objetivos: meio ambiente, desenvolvimento sustentável, melhores condições de saúde”, ressaltou a coordenadora de Educação e Cultura da Unesco Brasil, Rebeca Otero.
Rebeca disse que os vídeos alcançarão novos públicos, como as crianças, fazendo com que conheçam  e compreendam o alcance dessas metas, que poderão ser atingidas no decorrer dos anos.
A diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Raquel Breda, destacou que o material disponibilizado explica de forma didática os objetivos com foco na conscientização da comunidade escolar sobre a temática.
“Os vídeos vão ajudar a traduzir para as crianças o que significam os objetivos e metas de desenvolvimento sustentável na vida prática, mostrando como elas podem contribuir, assim como os professores, os gestores públicos”, ressaltou Raquel. As crianças vão saber que cada ator tem um papel e precisam entender qual é esse papel dentro de um conjunto de ações para ajudar o país e o mundo inteiro a alcançarem esses objetivos”, acrescentou.
Os vídeos têm versão em português, espanhol e inglês. Há também material de apoio para os professores.

Por Bianca Paiva, da Agência Brasil, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/07/2017

Nenhum comentário: