Powered By Blogger

terça-feira, 4 de julho de 2017

Reconstrução da Maloca de Itacoatiara

James, 
É com esperança e ânimo que lhe escrevemos para pedir apoio à reconstrução da Maloca Casa de Conhecimento, localizada em São Gabriel da Cachoeira (AM), no alto Rio Negro.
As malocas são um símbolo de resistência cultural e um ponto central à organização social dos indígenas da região. A Maloca Casa de Conhecimento completou 10 anos de existência e é fruto de uma construção coletiva da comunidade de Itacoatiara Mirim. Idealizada pelo mestre Luis Laureano da Silva, indígena Baniwa Hoohodene, de 70 anos, a iniciativa é fundamental à cultura local. A sua construção contou com diversos apoios, como o Programa Petrobras Cultural e o Prêmio Cultura Viva/MinC.
Cantos, danças, narrativas históricas e mitológicas e o dabucuri, são realizados na maloca voltada especialmente para a preservação e transmissão de todos esses saberes e manifestações culturais.  
Infelizmente, toda essa riqueza está ameaçada. Com a estrutura da maloca comprometida, mestre Luis foi obrigado a deixar o local por risco de desabamento. Como a construção utiliza materiais regionais, coletados em lugares de difícil acesso, sua reforma exige mutirões, alimentação e combustível.
Após muitas conversas e tentativas de levantar recursos, a comunidade decidiu fazer essa campanha de arrecadação. Como marco de lançamento, fizemos este breve vídeo.
Reforma da Maloca de Itacoatiara
Colabore com essa iniciativa! As contribuições devem ser feitas na conta aberta para a reconstrução em nome de dona Luzia, esposa do mestre Luis. O custo total estimado é de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) e já arrecadamos R$ 7.000, pouco mais de 10% do objetivo. Os dados da conta são:
Luzia Inácia
Banco do Brasil
Conta Poupança
Agência: 1136-3
Conta: 26.621-3
Variação 51
CPF: 679.853.862-20.

 
Contamos com a sua participação para contribuir com a reconstrução da maloca e para compartilhar o vídeo. Seu envolvimento nessa campanha é muito importante para nós!
Para ver a primeira construção da maloca há 10 anos, acesse: http://isa.to/2peajWR
Para mais informações entre em contato com malocaitacoatiara@gmail.com e acompanhe a página do Facebook criada para a reconstrução.
Atenciosamente,
Equipe de reconstrução da Maloca (mestre Luis Laureano, Moisés Laureano, Renato Martelli, Giovanna Luongo, Adeilson da Silva e Felipe Storch)

Nenhum comentário: