Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de maio de 2014



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Arqueologia, Mineração, Política Socioambiental, Livros
Ano 14
16/05/2014

 

Direto do ISA

 
  Segundo estimativas do Ministério Público, cerca de mil trabalhadores estariam submetidos às mesmas condições na região. Fiscalização deve continuar - Direto do ISA, 16/5.
  Henrique Alves justificou que projeto do novo marco legal da mineração não estaria relacionado aos interesses de nenhuma empresa em especial. Já fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral considera que regra que proíbe relatar matéria de interesse de financiadores é clara e que Constituição segue mesma determinação - Direto do ISA, 15/5.
  Autores indígenas levam os leitores a conhecer e refletir sobre as ricas histórias de origem, a diversidade e as melhores formas de manejar e relacionar-se com recursos, bens e ambientes indispensável ao bem viver de inúmeras comunidades amazônicas - Direto do ISA, 16/5.
   
 

Geral

 
  A "Operação Kratiras", deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã de quinta-feira (15) em Roraima, resultou na prisão de quatro empresários e dois operadores de balsa suspeitos de crime ambiental e usurpação de bens da União. Um oleiro também foi detido por suspeita de maus-tratos a uma criança indígena yanomami, de 12 anos - G1, 15/5, Roraima.
  Uma exploração na qual mergulhadores vasculharam uma caverna inundada no México trouxe à tona um dos mais antigos esqueletos humanos das Américas, o de uma adolescente morta há 12 mil anos. Embora o crânio dela tenha traços "africanos", como os do famoso fóssil brasileiro "Luzia", uma análise preliminar de DNA mostrou ligações genéticas entre a garota e os indígenas atuais. Os autores do trabalho, publicado na revista "Science", dizem que os dados de DNA favorecem a hipótese de que só uma população humana da Ásia contribuiu para o povoamento das Américas, contestando a hipótese de que as Américas foram povoadas por duas ondas migratórias - FSP, 16/5, Ciência, p.C7; O Globo, 16/5, Sociedade, p.23.
  A partir de domingo, cerca de 7,3 milhões de moradores da Grande São Paulo que ainda são abastecidos pelo Sistema Cantareira já começam a receber água do "volume morto" do manancial. Ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) acionou as sete bombas instaladas na Represa Jacareí, em Joanópolis, a 100 quilômetros da capital, iniciando a captação da reserva profunda. Nem o tucano nem os técnicos da área garantiram, contudo, quanto tempo os 182 bilhões de litros adicionais devem durar - OESP, 18/5, Metrópole, pA18.
  "E ainda temos o possível agravamento do racionamento de água e o possível déficit de energia. Geramos 260 mil toneladas diárias de lixo e não somos capazes de reciclar 98% dele. E 40% dos domicílios não são ligados às redes de esgoto e 10% não recebem água tratada. Onde está a saída? Os chamados protestos populares, convocados ou estimulados por redes sociais, não têm proposições políticas para transformar o panorama, têm reivindicações específicas para problemas localizados. A sociedade precisa se organizar, chamar para as discussões as universidades, o Ministério Público e outras instituições, formular projetos políticos de abrangência ampla. Não se pode esperar pelo pior, logo mais ou à frente", artigo de Washington Novaes - OESP, 16/5, Espaço Aberto, p.A2.
   
 

Nenhum comentário: