Powered By Blogger

terça-feira, 13 de maio de 2014


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Áreas Protegidas, Cadastro Ambiental Rural, Energia, Mudanças Climáticas, Seca
Ano 14
13/05/2014

 

Direto do ISA

 
  Como foram publicados na semana passada decreto e instrução normativa, Cadastro Ambiental Rural (CAR) corre o risco de ser instrumento inócuo na gestão ambiental das propriedades rurais. Por Flávia Camargo - Blog do PPDS/ISA, 12/5.
   
 

Áreas Protegidas

 
  O Brasil perdeu 5,2 milhões de hectares nos últimos 33 anos por decreto - é algo equivalente ao Rio Grande do Norte. Neste período, 93 unidades de conservação sofreram redução de área ou tiveram seu status de proteção relaxado, ameaçando a biodiversidade. Quase 75% desta perda aconteceu na Amazônia entre 2008 e 2012. Os principais motivos são projetos de hidrelétricas, pressão do agronegócio e urbanização. Entre 1981 a 2012 "o Brasil deixou de proteger uma área maior que a Costa Rica", diz o biólogo Enrico Bernard, da UFPE. Ele coordenou o estudo "Redução, Declassificação e Reclassificação de Unidades de Conservação no Brasil" que analisou o ato de políticos que afetaram as áreas protegidas em todo o país - Valor Econômico, 13/5, Brasil, p.A2.
   
 

Mudanças Climáticas

 
  A enorme camada de gelo da Antártida Ocidental está sofrendo um colapso lento de uma forma irrefreável, revelaram dois novos estudos. Cientistas afirmaram que isso significa elevação ainda maior do nível do mar do que eles imaginavam. Os resultados preocupantes não serão vistos em breve. Os cientistas se referem a centenas de anos, mas durante esse tempo o derretimento que já começou poderia, eventualmente, adicionar de 1,2 metro a 3,6 metros aos atuais níveis do mar. Esse ritmo é mais rápido do que cientistas previam. É provável que isso ocorra por causa do aquecimento global provocado pelo homem e pelo buraco na camada de ozônio, que mudaram os ventos da Antártida e aqueceram a água que corrói as bases do gelo - OESP, 13/5, Metrópole, p.A15.
   
 

Seca

 
  Um relatório técnico produzido pelo Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos do governo Geraldo Alckmin (PSDB) aponta que uma crise de estiagem tão crítica quanto a registrada no Sistema Cantareira em pleno período chuvoso ocorre só a cada 3.378 anos. Segundo o estudo, que avaliou a severidade desta seca histórica no principal manancial paulista, a probabilidade de o cenário se repetir é de apenas 0,033%. "Isto comprova que a estiagem ocorrida no período de outubro/2013 a março/2014 foi bastante crítica, com o período de retorno extremamente elevado, em outras palavras, baixíssima probabilidade de ocorrência", afirma parecer assinado pelo técnico Paulo Takashi Nakayama - OESP, 13/5, Metrópole, p.A15.
   
 

Energia

 
  Enquanto o governo garante que o sistema elétrico está equilibrado e que não há risco de desabastecimento no Brasil, dados do mercado mostram o contrário. Uma nova ferramenta, lançada semana passada na internet, revela que, se nada for feito agora, em setembro o País já poderá ter falta de energia. O cálculo foi feito pelo racionômetro, criado pela empresa Engenho, da ex-pesquisadora do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel), da Eletrobrás, Leontina Pinto. Trata-se de plataforma inteligente criada para especialistas, técnicos, analistas e empresários do setor elétrico. Nela, o usuário pode mudar e inserir as informações que quiser e simular os riscos do setor - OESP, 13/5, Economia, p.B3.
   
 

Nenhum comentário: