Powered By Blogger

terça-feira, 13 de maio de 2014

PIÇARRAS, SC : Vereadores aprovam criação de fundo de proteção para coibir maus-tratos a animais

13 de maio de 2014


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Os maus-tratos contra animais devem ser combatidos com mais rigor em Balneário Piçarras a partir da criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, aprovado na Câmara de Vereadores dia 29 de abril. Segundo o jornal Expresso das Praias, os principais projetos ligados à iniciativa são a criação de uma patrulha para atender animais abandonados e a realização de mutirões de castração.
A aprovação veio na mesma semana em que a Polícia Civil abriu inquérito para investigar um caso de abandono registrado por câmeras de segurança. O médico veterinário e chefe da Vigilância em Saúde, Ricardo de Paula, é testemunha e denunciante do caso. Segundo ele, o abandono de animais é comum em Balneário Piçarras.
Caso seja condenado, o suspeito deve ser punido com prisão de três meses a um ano, pena que pode ser convertida em trabalho forçado para entidades de proteção animal. A Delegacia de Piçarras não revela mais detalhes da investigação.
O Fundo Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, proposto pela Prefeitura, conta com orçamento anual de R$ 100 mil. A nova legislação normatiza a captação e aplicação de recursos públicos em ações voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais. O objetivo, segundo a Vigilância em Saúde, é também prevenir a proliferação de zoonoses.
Segundo Ricardo de Paula, até julho uma patrulha de proteção animal vai estar nas ruas para atuar no combate aos maus tratos por meio da microfilmagem, vacinação e castração de animais abandonados. A patrulha será formada por uma equipe de três funcionários públicos que atenderá casos de maus-tratos e também encaminhará o animal para um atendimento especializado. A lei foi celebrada por ativistas da causa animal como Dirce Albino, 53 anos, liderança de Piçarras empenhada em promover o bem estar animal na cidade.
Fonte: Aquarela FM

Nenhum comentário: