Powered By Blogger

sábado, 10 de maio de 2014

DIA MUNDIAL DAS AVES MIGRATÓRIAS


EVOA é paraíso português para as aves

10 de maio de 2014


O Dia Mundial das Aves Migratórias (World Migratory Bird Day – WBMD), celebrado neste sábado, dia 10 de Maio, é uma iniciativa global dedicada a valorizar a importância das aves migratórias e a promover a sua conservação em todo o mundo.
A Brisa – Auto-estradas de Portugal alia-se ao EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves naquele que é um dos maiores projetos de turismo da natureza de Portugal, no âmbito do birdwatching.
O tema escolhido, este ano, para o Dia Mundial das Aves Migratórias é o turismo e as aves migratórias, concentrando-se na observação da vida selvagem e no turismo sustentável, como um veículo para a conservação de aves migratórias e seus habitats.
O EVOA é um projecto multifuncional que tem como objectivo a divulgação e conservação da avifauna do Estuário do Tejo e da Lezíria de Vila Franca de Xira, aliando-a a uma vertente didáctica e de preservação.
Para as aves, o estuário do Tejo é uma autêntica “área de serviço” durante as suas passagens migratórias, constituindo o local ideal de repouso e alimentação. O EVOA apresenta-se, deste modo, como um local turístico inovador junto das principais rotas migratórias do mundo.
Desde a sua criação e desenvolvimento que o Espaço conta com a Brisa como patrocinador fundador, que, no âmbito da iniciativa Business & Biodiversity, contribuiu para o projecto com metade do investimento total (cerca de 1.3 milhões de euros), e garantiu a elegibilidade do projecto a fundos comunitário, no âmbito do POR-Lisboa/QREN.
Para a Brisa, o EVOA surge como uma componente fundamental na sua política de protecção e promoção da biodiversidade, além de ser um projecto da maior importância para a sustentabilidade da região de Lisboa e Vale do Tejo, e para referência nacional da viabilidade de projectos de conservação da natureza.


*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Local.Pt

Nenhum comentário: