No dia 04.10.13, a Família dos Amigos dos Animais do Rio Grande/RS, formada por pessoas e coletivos protetores de animais, realizou a Serenata pelos Animais, com o fim de pleitear, junto ao Poder Público Municipal, a implantação do Projeto Postos de Proteção (referenciados na experiência de Tatuí/SP: http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/11/resumo-projeto-postos-veterinarios-de.html).
Os Postos de Proteção visam contribuir para uma “eficiente política pública municipal de proteção aos animais”, combatendo a “superpopulação canino-felina do município”, através da implantação de uma unidade (posto) de “proteção animal para cada grupo de 10 mil habitantes humanos”.
A Serenata cantada pelos animais humanos e ouvida por todos os animais naquele ambiente, além de fomentar a implantação dos Postos, também se deu em razão do 04 de outubro, considerado o Dia Internacional dos Animais, e contou com a presença dos músicos voluntários Luciana Lima e Bruno Acosta e de pessoas da comunidade, bem como do apoio do Centro de Estudos Ambientais (CEA), através da advogada militante pelo Direito dos Animais, Ieda Denise Nóbrega Elste, a qual também é Coordenadora da Agenda 21 de Rio Grande e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), juntamente com outras entidades.
“Mantemos a esperança de aceitação da proposta pelo Executivo. Enquanto aguardamos, procuramos ampliar o número de apoiadores-eleitores do Projeto, para demonstrar que há efetivo desejo da comunidade no sentido de sua implantação”, afirma Ieda. E conclui a representante do CEA “pela primeira vez ,em muitos anos, os cidadãos do RG tiveram motivo para comemorar a data com esperança em políticas públicas municipais benéficas, a partir do Programa Amigo Animal, lançado pelo Prefeitura no dia 1º de outubro, o qual inclui controle populacional preventivo de cães e gatos, entre outras iniciativas em prol dos Direitos dos Animais, estes esquecidos, por décadas, pelo Município”.
O Projeto Postos de Proteção, além de melhorarem a qualidade vida nas cidades, geram uma economia aos cofres públicos, pois diminuem os gastos com resgate, alojamento, tratamento e encaminhamento para adoção dos animai, foi protocolizado pelo CEA, no dia 11.06.2013, junto ao Gabinete do Prefeito do Rio Grande, o qual se comprometeu a analisar o documento.
Receberam a Serenata, na frente do prédio da Prefeitura, o Vice-Prefeito, Eduardo Lawson, a Secretária de Meio Ambiente, Miriam Floriano e o Secretário Adjunto da pasta, Wagner Silveira.
OBS.: O Dia dos animais teve sua origem na Itália, pela década de 30. Foi escolhido o dia 04.10, porque também é o dia da festa de São Francisco de Assis, patrono da ecologia para os católicos.
OBS. 2: O autor do projeto é José Franson, “protetor autônomo de animais abandonados e vereador em Tatuí SP. É também autor do manual “Como iniciar uma família amigos dos animais” – Movimento político apartidário ‘famílias amigos dos animais’ com objetivo exclusivo em ‘convencer’ Prefeitos a implantarem o projeto. É o coordenador nacional do movimento, hoje com 52 grupos ativos. Dedica sua vida para tornar realidade e implantação do seu projeto, que irá salvar milhões de cães e gatos de cruel sofrimento e morte, praticados por todos os prefeitos de todas as cidades do Brasil, através dos malfadados canis municipais dos CCZs- Centros de Controle de Zoonoses, prisões medievais de inocentes.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário