Belo Horizonte recebeu o Prêmio ONU Sasakawa por promover a cooperação na prevenção de desastres naturais.
A capital mineira foi contemplada ao lado da Associação Nacional para Redução do Risco de Desastres, de Bangladesh.
Empresas e ONGs
A nação asiática e o Brasil dividiram o prêmio por estarem entre os países mais propensos a acidentes naturais.
A entrega foi feita pela chefe do Escritório da ONU para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlström, e contou com a presença do patrocinador e presidente da Fundação Nippon, Yohei Sasakawa.
Este ano, o tema da distinção “Agindo Unidos”, numa tradução livre, inspirou-se nas ações que ocorreram após o tsunami e o terremoto do Japão, em 2011. Segundo Sasakawa, empresas e ONGs cooperaram com o treinamento sobre a operação de abrigos para pessoas com deficiência.
Inspeção Regular
O trabalho da cidade de Belo Horizonte com a população para monitorar 80 pontos de risco de enchentes e várias áreas de deslizamento chamou a atenção dos organizadores do Prêmio da ONU.
Segundo eles, a capital mineira está engajando a participação de moradores, empresas públicas e privadas na inspeção regular dessas áreas propensas a cheias.
No caso da Associação de Bangladesh, o Prêmio foi concedido pelas campanhas de conscientização na mídia bengalesa, que buscam a ajuda da população na prevenção de desastres naturais.
Suécia, Irã e Filipinas
Outras distinções como cartas de mérito foram entregues à Organização de Mitigação e Gerenciamento de Desastrres de Teerã, no Irã, que ajuda a reduzir o risco de acidentes em casa e no trabalho, assim como a Prefeitura de São Bernardo, nas Filipinas.
A cidade de Karlstad na Suécia também foi agraciada por uma página na internet sore o risco de cheias.
A cidade de Belo Horizonte e a Associação Nacional de Bangladesh receberam a quantia de US$ 20 mil cada uma, equivalentes a mais de R$ 40 mil.
* Publicado originalmente no site Rádio ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário