logo 283x300 VIII Congresso Brasileiro de Planejamento EnergéticoA Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) organiza bienalmente o Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. O País, mas também o planeta, vive o dilema energético de garantir a segurança energética. No nosso caso específico, assim como nos demais países emergentes, ainda temos o desafio de universalizar os serviços energéticos mais modernos, tendo em mente as limitações do poder de compra da população. A utilização dos nossos recursos energéticos e a busca de uma matriz energética sustentável nos faz debater sobre os temas associados à definição de uma nova matriz energética.
A SBPE organiza o VIII CBPE com os diversos segmentos do Setor Energético para criar um espaço de discussão e definição de consensos que possam ser úteis aos formuladores de políticas públicas do país, refletindo num planejamento energético consistente e sustentável. Espera-se que as seguintes questões (não exclusivas) possam ser debatidas e respondidas: Como conciliar as questões ambientais com o crescimento da oferta de energia? Os marcos do pré-sal, do gás, das fontes renováveis são satisfatórios ou ainda precisam de ajustes? Qual é a importância do planejamento? Quais são os limites do planejamento energético? Qual a expansão necessária para o setor energético? Qual é a correlação entre o crescimento do setor energético e o aquecimento global? Qual é o impacto das fontes alternativas de energia e termelétricas, notadamente a de carvão e nuclear, nesse contexto? Existe espaço para a eficiência energética? Estas e muitas outras perguntas serão discutidas nos três dias de Congresso.
II CONFERÊNCIA DA REDE DE LÍNGUA PORTUGUESA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS
I CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO – DESENVOLVIMENTO COM RESPONSABILIDADE
15 a 19 de outubro de 2012
Centro de Convenções Rebouças, São Paulo, SP
Realização da Associação Brasileira de Avaliação de Impactos – ABAI em conjunto com a Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos – REDE
http://avaliacaod4.dominiotemporario.com/index.php/congresso
A 2ª Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos e o 1o Congresso Brasileiro de Avaliação de Impactos serão promovidos pela Associação Brasileira de Avaliação de Impactos – ABAI, em conjunto com a Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos (REDE), e com o apoio da International Association for Impact Assessment (IAIA).
O evento tem como objetivo fundamental a promoção de discussões relativas à Avaliação de Impacto e seu papel como elemento atuante nos processos de desenvolvimento, considerando o quadro mundial e o que diz respeito às diferentes realidades sociais e econômicas verificadas nos países de língua portuguesa. Como objetivos derivados, pretende-se que o evento contribua para a consolidação da ABAI como instituição organizada e atuante na temática da Avaliação de Impacto e o fortalecimento da REDE como elemento de articulação e integração de seus diferentes segmentos e atores.
A Associação Brasileira de Avaliação de Impacto tem por missão a promoção da excelência nas atividades técnicas, acadêmico-científicas, político-institucionais e gerenciais que contribuam para o desenvolvimento do campo da avaliação de impacto no Brasil, e com este evento pretende fomentar a discussão em torno da Avaliação de Impacto e seu papel no processo de desenvolvimento. Como instituição atuante na REDE, entende que a integração dos eventos contribui para o avanço da inovação e da comunicação da melhor prática em todas as formas de avaliação de impactos no espaço da língua portuguesa e para a promoção do português como língua internacional de trabalho em avaliação de impacto, objetivos maiores da REDE.
A 2ª Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos integra o quadro de atividades da REDE (www.redeimpactos.org) e da IAIA (www.iaia.org), sob a orientação de Memorando de Entendimento específico.
SERVIÇO
12 a 15 de agosto de 2012
Curitiba, Paraná
Realização da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético – SBPE
www.sbpe.org.br/viii-cbpe