Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

20 coisas que jogamos fora (que não deveriamos jogar)

Quantas vezes você tem que esvaziar as latas de lixo em sua casa? Se você tirar o lixo em média a cada dois dias, é hora de verificar por que as lixeiras estão enchendo tão rápido. Para reduzir a quantidade de lixo que vai parar nos aterros sanitários, aqui está uma lista de coisas que você não deveria estar jogando fora.

Garrafas de água

Sim, elas podem ser recicladas, mas com um filtro de água na sua torneira e uma garrafa térmica reutilizável, não há necessidade de comprar garrafas de água descartáveis. Parando com o hábito de consumir garrafas plásticas é uma das melhores coisas que você pode fazer para contribuir com o ambiente.

Lenços de papéis

Mudar para lenços de pano pode ser uma boa prática para diminuir o seu lixo naqueles dias chatos de gripe.

Guardanapos de papel

Assim como os lenços de papéis, os guardanapos também podem ser substituidos por pano. Eles são reutilizáveis e muito mais elegante.

Toalhas de papel

Panos de prato são tão eficazes como os seus homólogos descartáveis. Apesar de lavar as toalhas de pano ano após ano, pode parecer contra-intuitivo para as pessoas ecologicamente corretas, mas no longo prazo é muito melhor para o ambiente que as descartáveis.

Lâminas de barbear

Maquininhas de barbear ou barbeadores com recargas podem ser um forma de substituir os barbeadores descartáveis. Se você tiver prática, pode usar aquelas antigas lâminas, que ainda usadas em algumas barbearias à moda do vovô.

Paninhos mil e uma utilidades

Sua pia terá o mesmo brilho quando você limpá-la com uma esponja ou pano.

Copos de café de papel ou plástico

Na maioria dos escritórios o volume de lixo formado por copinhos de café é um absurdo. Uma forma simples de solucionar esse problema é incentivando os funcionários levarem de casa suas próprias canecas de cerâmica.

Bolinhas de algodão

Não há nada que uma bola de algodão descartável pode fazer que um pano ou um aplicador de maquiagem reutilizável não pode.

Utensílios de plástico

Se você estiver indo para um piquenique, leve consigo um conjunto de talheres reutilizáveis.

Pratos de papel

A preguiça não é uma desculpa suficiente para utilizar pratos de papel. Então, quando você de uma festa para vários convidados use suas louças e na hora de lavar, coloque a molecada para trabalhar.

Sacolas plásticas

Quando ir às compras, leve consigo sua ecobag para carregar as suas compras. Você vai parecer mais elegante do que você segurar um monte de sacos plásticos. Além disso, você ficará com a consciência mais tranquila, faça uma experiência.

Produtos para lavar as roupas

Você pode facilmente diminuir a quantidade de produtos na hora de lavar as roupas. Junte a capacidade máxima que sua máquina lavar. Ao invés de lavar 3 vezes, diminua para uma. Além de consumir menos energia, você irá gastar menos sabão e outros produtos.

Cartuchos de impressora

Recarregue os cartuchos de tinta vazios. Hoje em dia, qualquer supermercado tem um quiosque onde carregam pela metáde do valor de um novo.

Filtros de Café

Substituir os filtros de café descartáveis por reutilizável irá reduzir a sua quantidade de lixo diária.

Sacolinhas tipo ziploc

Guarde os alimentos frescos em potes reutilizáveis. De preferência ao vidro, além de não ficar o odor de outros alimentos, a possibilidade de contaminação é menor.

Filtros de aspirador

Conveniente? Sim. Ecologicamente correto? A melhor forma de limpar a sua casa é usando a velha e boa vassoura.

Lenços umidificados para bebês

Considerando-se quantas vezes você tem que limpar bumbum de seu bebê a cada dia, o ambiente seria melhor se você usasse paninhos reutilizáveis.

Embalagens de alimentos

Quando você compra um delicioso almoço para levar para casa, veja se o restaurante não possui um forma de levar que produza menos lixo.

Sabonetes líquidos

Invista em um recipiente onde você pode colocar o refill de sabonente líquido. Ao invés de você comprar constamente dezenas com sabonetes, você enche toda vez que o sabonete acabar.

Lentes de contato descartáveis

Contanto que você tome o cuidado apropriado com as suas lentes de contato e limpe-as em solução a cada noite, substitua as descartáveis por não-descartáveis. Em vez de jogar um par depois de algumas semanas, elas podem durar até um ano.

As dicas podem parecer um pouco trabalhosas, mas se cada um de nós fizermos um pouco de sacrifício, o resultado serão uma grande transformação no lixo residencial.
***************************
FONTE : Ecosalon

6 comentários:

Mimirabolante disse...

Adorei as suas dicas pois eu já aboli os pratos ou qq coisa descartável,utilizo ao máximo todo o tipo de recipiente,etc,wetc........achei o ideal esta sua postagem....bjcas

Anônimo disse...

FDS

Anônimo disse...

Muito legal essas dicas

Unknown disse...

Muito bom e ecológico ajuda a natureza super legal👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻

Anônimo disse...

estava pesquisando pra um trabalho da escola e entrei aqui achando que ia me ajudar mais n ajudou mas suas dicas muito boas mas n achei oque procurava mas valeu apena entrar nesse site parabens PELO SEU TRABALHO.




Unknown disse...

Obrigado, eu vim aqui pra fazer um trabalho da escola e me ajudou muito