Powered By Blogger

terça-feira, 12 de outubro de 2010

FALECIMENTO DE MARCO ANTONIO HOFFMANN, do GESP (Passo Fundo, RS)

O GESP – GRUPO ECOLÓGICO SENTINELA DOS PAMPAS – PASSO FUNDO – RS vem, com extremo pesar, comunicar o falecimento de um de seus mais valorosos e aguerridos militantes, MARCO ANTONIO HOFFMANN, ocorrido nesta madrugada do dia 12 de outubro de 2010, em Passo Fundo, RS.

Marco Hoffmann foi acometido de uma doença rara, degenerativa, que começou a manifestar-se há aproximadamente quatro anos. Esta enfermidade foi lhe tirando os movimentos físicos, embora o raciocínio tenha se mantido claro até o final. Engenheiro Agrônomo, formado em 1975, pela UFRGS, Em 1979, concluiu uma Especialização em Agricultura Orgânica na Inglaterra (Emerson College), sendo um dos pioneiros da Estado a trabalhar na área. Fez estágio, dentre 1984 e 1985 em Instituto de Pesquisa na Alemanha, o que veio a consolidar sua função como orientador de projetos, como o da Fazenda Palmeira, e o do Sítio Pé na Terra em Novo Hamburgo/RS. Trabalhou como professor na Faculdade de Agronomia da UPF/RS por sete anos na área da Bovinocultura, em especial com a questão da agroindústria de leite, produção orgânica de grãos, controle alternativo de pragas, dentre outros. Participando em Congressos Científicos e na formulação da legislação sobre produção orgânica de alimentos no MAARA.
Produziu documentos importantes como o capítulo “produção Animal Sustentável” do livro Praticas alternativas de controle de pragas e doenças na agricultura: coletânea de receitas – coordenado por Hélcio de Abreu Junior (Campinas, SP: EMOPI, 1998). Também foi um dos construtores da Carta da Terra na Eco92, no Rio de Janeiro, onde foi juntamente com o GESP, representar o muncípio de Passo Fundo.

Em 1996, Fundou a empresa SUSTENTAGRO LTDA, Consultoria, Assessoria, Projetos, nas áreas de pecuária, agroindústrias e agricultura orgânica, o que lhe deu visibilidade no Brasil e no Exterior. Foi vice-´presidente do GESP, amigo, conselheiro e militante. Realizou atividades de extensão e ntegração do tema ambientalista fazendo, desde palestras em escolas até contribuição para elaboração de projeto de lei para o Município de Passo Fundo.

Em seu currículo são inúmeras as vezes em que aparece o prefixo BIO, a palavra ORGÂNICA, a palavra VIDA, a palavra SEM (SEM defensivos sintéticos; SEM agrotóxicos) e a palavra sustentável. O que é um homem senão sua própria palavra? MARCO HOFFMANN parte levando consigo, mas deixando com a mesma intensidade, como legado, as melhores palavras do mundo: VIDA, VIDA, VIDA, VIDA ORGÂNICA, VIDA SEM VENENOS, VIDA SUSTENTÁVEL.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES:
a)HOFFMANN, M.A. O potencial do pasto para a produção de leite: In: CURSO ESTABELECIMENTO, UTILIZAÇÃO E MANEJO DE PLANTAS FORRAGEIRAS – FASE II: ESPÉCIES DE ESTAÇÃO QUENTE. Passo Fundo: EMBRAPA-CNPT, 1993, p. 7-15.
b)KOEPF, H.H.; HOFFMANN, M.; HARRAL Y, A. Compostagem & adubação. Botucatu: Instituto Biodinâmico, 1991.
c)HOFFMANN, M.A. The use of Timbó (Derris urucu) in the pest control. In: 9 th INTERNATIONAL SCIENCITIF CONFERENCE. INFOAM, 1992, São Paulo, Proceedings… St. Wendel, Alemanha, 1992. P. 239-245.
d)HOFFMANN, M.A. Ecological faming in five.
e)HOFFMANN, M.A. O potencial do pasto para a produção de leite. Agricultura Biodinâmica, Botucatu, ano 11, nº 71, outono de 1994, p. 8-11.
f)HOFFMANN, M.A. & SÓRIO, A.M. O uso do Timbó (Ateleia glazioviana) no controle do pulgão verde (Schazaphis graminium) em aveia. Agricultura Biodinâmica, Botucatu, ano 12, nº 74, outono de 1995, p. 8-10.
g) Artigos em jornais locais, conferências, palestras e projetos.

MARCO ANTÔNIO HOFFMANN esteve acompanhado sempre de seus amigos, do GESP, de seus familiares, de sua esposa Jane e de seus três filhos. O enterro será em Passo Fundo, amanhã, dia 13 de outubro, no CEMITERIO DA VERA CRUZ, Capela A, às 9h.
*****************************
FONTE : Cintia Barenho, do CEA - Centro de Estudos Ambientais.

Nenhum comentário: