Powered By Blogger

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Biodiversidade: “Salvar os tigres salva os ecossistemas”

A primeira reunião ministerial asiática para proteger os tigres deverá ser um novo teste do compromisso de líderes de governo, do Banco Mundial e do movimento conservacionista mundial para salvar essa espécie. Atualmente, há cerca de 3.200 tigres em estado selvagem em 14 países, muito menos do que os 5 mil a 7 mil que os conservacionistas calculavam há 12 anos. Na década de 80, a população de tigres selvagens era estimada em 20 mil. “Nunca foi dada atenção a esses animais”, disse James Compton, diretor de programas da Traffic, rede mundial de vigilância sobre flora e fauna. “Este pode ser um momento muito importante”, alerta.

Demonstra que há uma mudança na vontade política, acrescentou o conservacionista australiano em referência à reunião ministerial que acontecerá de 27 a 29 deste mês, em Hua Hin, balneário ao sul de Bangcoc, como preparação para a primeira cúpula sobre os tigres, em setembro, na cidade russa de Vladivostok. O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, encabeçarão esse encontro, que terá líderes dos 13 países com população de tigres selvagens, que são Bangladesh, Birmânia, Butão, Camboja, China, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Nepal, Rússia, Tailândia e Vietnã.

O Banco Mundial declarou seu compromisso para salvar a espécie por meio de sua Iniciativa Mundial pelo Tigre (GTI), lançada em junho de 2008, para colocar mais alto na agenda política internacional o problema dos animais ameaçados e para se colocar na vanguarda dos esforços conservacionistas. “Nunca houve uma campanha concertada, bem financiada e de longo prazo como esta”, disse Compton. “Estamos muito emocionados pelo fato de o primeiro-ministro Putin usar seu poder para convocar os chefes de Estado para uma reunião sobre tigres e, por extensão, construir redes pela conservação da biodiversidade”, acrescentou.

A IPS entrevistou Compton na capital tailandesa, às vésperas da reunião ministerial.

IPS: Os tigres são uma das espécies em perigo que fazem parte da longa lista mundial. Mas nenhum animal recebe o tipo de atenção que têm os tigres, agora que foi lançada a GTI. O senhor sente que presencia um momento importante na conservação da vida selvagem?

JAMES COMPTON: Em termos de vontade política, sim. Os tigres sempre foram grandes predadores carismáticos e recebem muita atenção. Aparecem na literatura, são usados para publicidade e estão nos logotipos de companhias. Por isso, não é como uma nova descoberta. Mas, como a GTI é uma coalizão de organizações não governamentais, e o Banco Mundial tenta fazer com que os governos participem como doadores, como aqueles que implementam os esforços para salvar os tigres, creio que nunca houve tanta atenção antes com estes animais.

IPS: Esta nova atenção pode mudar a forma como vem operando o movimento conservacionista internacional?

JC: Não creio que mude o movimento conservacionista. Mas acredito que o que se está fazendo é dar uma oportunidade – que ainda precisa se concretizar – aos governos por meio do mecanismo do Banco Mundial e de seu poder financeiro e global associado para realmente colocar dinheiro onde é preciso e ver como a conservação se faz mais efetiva. As ONGs que trabalham na conservação de espécies como a do tigre podem ser efetivas só até certo grau, pois necessitam da cooperação de entidades de governo e de qualquer estrutura comunitária que exista no local.

IPS: Os tigres podem estar em diferentes áreas geográficas, desde a zona fria da Sibéria, passando pela selva tropical da Indonésia, as selvas secas do Camboja e Laos, até os mangues de Bangladesh e as encostas de montanhas do Himalaia na Índia. Há algum lugar no qual os tigres estejam seguros?

JC: Em todos os ambientes vemos como as populações de tigres diminuem acentuadamente. É porque seu hábitat foi transformado para outros usos da terra, o que diminuiu o âmbito do tigre – que precisa de um grande espaço para vagar e encontrar sua presa –, que então entrou em contato com os seres humanos. Estão sob ameaça por serem vistos como tal pelos humanos, para o gado e para as áreas destinadas à agricultura. Então, se forem observados todos os países que habitam, não creio que haja algum onde não foi registrada uma redução no número de animais. Inclusive no ambiente siberiano, que até pouco tempo atrás era tido como exemplo de que a população de tigres pode se recuperar. Era o melhor exemplo. Mas agora existe uma grande ameaça também contra o tigre siberiano.

IPS: Uma das razões pelas quais o número de tigres diminuiu é o comércio ilegal de partes destes animais. Este tráfico envolve todos os países onde habitam?

JC: Definitivamente. A questão da conversão de terras e o conflito entre humanos e tigres são muito significativos para entender o que ocorre quando os animais são assassinados e suas partes vendidas. Também há a caça ilegal de tigres muito dirigida. Existe um comércio centenário de pele desses animais, que também são usados em medicinas tradicionais, principalmente o sistema derivado dos chineses. Presume-se que as apreensões feitas na Ásia meridional tinham como destino o mercado chinês.

IPS: Os tigres também são afetados pelo tráfico ilegal de vida selvagem que serve de alimento para eles.

JC: Essa é uma grande questão. É uma das razões pelas quais ocorre o conflito entre humanos e tigres, porque o tigre caça espécies que estão esgotadas. Assim, na Malásia, ou Tailândia ou Vietnã, no Laos ou no Camboja, a redução das espécies de cervo e pequenos mamíferos que o tigre caçaria faz com que este se volte para o gado doméstico para se alimentar.

IPS: Indonésia e Malásia são, sem dúvida, culpadas por converterem grandes florestas naturais em plantações de óleo de palma.

JC: Este é tipo de conversão de terra mais daninho, porque é uma conversão em grande escala de terras florestais que poderiam ser hábitat para tigres, orangotangos e outros mamíferos grandes. Essas plantações de palma não ajudam a biodiversidade que mantém vivos os ecossistemas. O tigre é uma parte muito importante desses ecossistemas.

IPS: Este foi declarado ano internacional de proteção à biodiversidade. Esta nova campanha pelos tigres pode ajudar nos esforços pela biodiversidade?

JC: Sim, porque as duas coisas seguem juntas. Se virmos os enfoques clássicos de conservação, que consideram as espécies como um todo, o que se tem é não apenas um esforço para proteger o tigre, mas também para cuidar de seu hábitat e de sua presa, todas as espécies de presa das quais depende.
*********************************
FONTE : Marwann Macan-Markar, da IPS (IPS/Envolverde)

Nenhum comentário: